Clube FII News News

Notícias para o investidor de fundos imobiliários

    Conheça o Clube FII

    Conheça o Clube FII

    Mercado Imobiliário

    Absorção bruta de galpões logísticos supera 988 mil m² no 1º trimestre com destaque para SP, MG e RJ

    Apesar das devoluções em estados como Pernambuco e Rio Grande do Sul, o desempenho de São Paulo, Minas e Rio garantiu crescimento líquido do setor

    Por SiiLA
    segunda-feira, 19 de maio de 2025 Atualizado 4 dias atrás

    Dados do Market Analytics da SiiLA revelam que 988,3 mil m² de área bruta foram locados em condomínios logísticos no primeiro trimestre de 2025. A equipe de inteligência de mercado da SiiLA classifica o trimestre como de reposições. Apesar do volume de absorção, as saídas também foram significativas, mas poucos estados registraram índices negativos.

     

    Absorção bruta de galpões logísticos supera 988 mil m² no 1º trimestre com destaque para SP, MG e RJ
    Felipe Lima, head de desenvolvimento de negócios da Shopee


    O mercado paulista concentrou a maior parte da demanda por área no último trimestre, com uma absorção bruta de 538 mil m². O volume representa mais que o dobro do registrado em Minas Gerais, segunda colocada no ranking, com 189 mil m², e supera em quatro vezes a demanda no Rio de Janeiro, que teve 133 mil m² absorvidos.


    Juntos, os três estados responderam por quase 90% da absorção bruta nacional observada no período. Enquanto São Paulo teve também a maior quantidade de devoluções (418 mil m²), ainda se destacou com uma absorção líquida de 119,9 mil m², indicando um saldo positivo de ocupações.

     

     


    Outros mercados relevantes no trimestre foram Pernambuco (54,8 mil m²), Espírito Santo (19,6 mil m²) e Ceará (14,7 mil m²), embora alguns deles tenham registrado devoluções elevadas. Pernambuco, por exemplo, viu 69,8 mil m² serem desocupados, o que resultou em absorção líquida negativa.


    Regiões tradicionalmente menos ativas, como o Amazonas, também apresentaram movimentações pontuais: foram 3,7 mil m², sem devoluções no período. Já estados como Alagoas, Pará, Paraíba e Sergipe não registraram absorções no trimestre.


    Inquilinos


    Embora sete estados tenham apresentado absorções líquidas negativas no trimestre - com destaque para o Rio Grande do Sul (-26 mil m²) e Pernambuco (-15 mil m²) —, os volumes devolvidos foram, em sua maioria, localizados e não representaram uma reversão de tendência para o mercado como um todo.


    O saldo negativo nesses mercados foi amplamente compensado pelos desempenhos robustos de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, que contribuíram para manter a absorção líquida nacional em terreno positivo.


    A Shopee foi a maior ocupante de galpões logísticos no primeiro trimestre de 2025, com uma absorção bruta de 114,4 mil m², segundo dados de mercado. O número ficou à frente de operadores como ID Logistics, que absorveu 96,1 mil m², e Ziranlog, com 28,8 mil m².


    A movimentação da Shopee se concentrou em quatro empreendimentos: o Log São Bernardo do Campo, no Grande ABC, onde alugou 83,5 mil m²; o Log Ribeirão Preto, com 19,8 mil m²; o Dom Pedro Business Park, em Atibaia, com 8,4 mil m²; e o CLI 2 Itapevi - Centro Logístico, em Barueri, com 2,6 mil m².


    mais notícias semelhantes
    O Clube FII preza pela qualidade do conteúdo e verifica as informações publicadas, ressaltando que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.