XBXO11 teve abstenção de auditores para demonstrações financeiras
Fundo Imobiliário faz parte do portfólio do Hectare CE (HCTR11) com desvalorização da cota em 15% no ano que preocupa investidores

A Monetar, administradora fiduciária do Fundo Imobiliário R Cap 1810 Fundo de Fundos (XBXO11) anunciou nesta sexta-feira (29) que as demonstrações financeiras divulgadas em 26 de abril referentes ao período entre 30 de junho de 2021 e 31 de dezembro de 2021 tiveram parecer de abstenção de opinião da auditoria independente.
De acordo com o comunicado da administradora, os motivos para a abstenção alegados pela auditoria foram ausência de extratos de custódia dos fundos investidos pelo XBXO11 e a inacessibilidade às demonstrações financeiras auditadas e aos papéis de trabalho dos respectivos auditores dos fundos investidos.

Quando auditores independentes atribuem um parecer a uma demonstração financeira, ele pode ser classificado sem ressalva, com ressalva, como adverso ou com abstenção de opinião.
Um parecer com abstenção de opinião é emitido quando há uma limitação significativa na extensão dos exames pelo auditor que o impossibilite de expressar opinião sobre as demonstrações contábeis por não ter obtido comprovação suficiente para fundamentá-la.
O XBXO11 está no portfólio do Fundo Imobiliário Hectare CE (HCTR11), alvo de críticas de participantes do mercado devido à queda do valor da cota no mercado secundário da B3. No ano, a desvalorização do HCTR11 é de 15%.
De acordo com a administradora do XBXO11, os extratos de custódia dos fundos investidos já estão disponíveis à administradora e não apresentam nenhuma divergência com a carteira do fundo, o que torna possível a revisão, pelo auditor independente, de seu parecer sob este aspecto.
A Monetar ainda informou que a falta de acesso às demonstrações financeiras auditadas e aos papéis de trabalho dos respectivos auditores ocorreu pelo fato do principal ativo do fundo, o Talismã Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia (FIP Talismã), possuir prazo de 150 dias após o término do exercício social - em 31 de dezembro - para ter suas demonstrações financeiras emitidas e publicadas.
Ainda segundo o comunicado, o prazo para o R Cap 1810 é de 90 dias após o encerramento do exercício social em 31 de dezembro.
A administradora do XBXO11 também informou que uma assembleia geral de cotistas do R Cap 1810 realizada em 28 de dezembro de 2021 decidiu pela alteração do encerramento do exercício social do R Cap 1810 em 30 de junho. Nesta data, deverão estar disponíveis as demonstrações financeiras do FIP Talismã, possibilitando aos auditores do fundo a análise das demonstrações financeiras dos fundos investidos e a emissão de um novo parecer.