RECR11 anuncia vencimento antecipado de CRI da Virgo
Fundo Imobiliário REC Recebíveis Imobiliários adota medida após descumprimentos contratuais como inadimplência de taxas de condomínios e IPTU dos empreendimentos

A BRL Trust, administradora do Fundo Imobiliário REC Recebíveis Imobiliários (RECR11), anunciou o vencimento antecipado dos Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) da 92ª Série da 4ª emissão da Virgo Companhia de Securitização por descumprimento contratual.
Os CRIs eram lastreados por Cédula de Crédito Imobiliário para colocação privada da Li Investimentos Imobiliários.

O vencimento antecipado é uma condição contratual que antecipa a data do vencimento fixada da operação. Em algumas situações, a dívida é considerada vencida, o que possibilita ao credor exigir o cumprimento integral da obrigação.
No caso dos CRI da Virgo, o vencimento antecipado dos CRI foi por meio de Assembleia Especial dos Titulares.
De acordo com o comunicado, a medida foi implementada após descumprimentos contratuais que foram notificados e não sanados pela devedora.
Entre os descumprimentos, houve a ausência de recomposição do fundo de reserva utilizado para o pagamento das PMTs – prestações de igual valor - de novembro e dezembro de 2022 e a ausência de pagamento do IPTU dos imóveis alienados fiduciariamente no montante de R$ 975.082,08.
Houve também a ausência de pagamento das taxas condominiais no total de R$ 518.353,92, o que causou protesto e averbação nas matrículas dos imóveis alienados fiduciariamente.
Ainda segundo a BRL Trust, a devedora foi notificada para efetuar o pagamento antecipado do saldo devedor dos CRI, mas não concretizou o pagamento. No entanto, apresentou contranotificação informando que a situação atual foi em decorrência da pandemia do Covid 19 e que irá buscar em conjunto com a securitizadora a melhor solução possível para quitar o saldo devedor dos CRI.
A administradora também informou que o RECR11 está em contato com a securitizadora e a devedora para definir a melhor estratégia a ser adotada, e que manterá os cotistas e o mercado informados sobre a evolução do CRI.