Gestora R Capital é destituída por cotistas do FII com Gramado Parks na carteira
Além de mudança na gestão do Fundo Imobiliário Serra Verde, administradora anuncia queda de 98,65% no valor contábil do empreendimento de turismo no RS e RJ. Outros fundos expostos anunciam impacto

A Vórtx, administradora do Fundo Imobiliário Serra Verde (SRVD11), informou que os cotistas decidiram em assembleia geral extraordinária (AGE) a destituição da atual gestora R Capital e a escolha como substituta da Catalunya Gestão de Recursos. A mudança ocorre a partir desta quarta-feira (3).
A nova gestora tem sede na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

A Vórtx também divulgou comunicados para os cotistas dos Fundos Imobiliários Tordesilhas EI (TORD11) e Hectare CE (HCTR11) que possuem cotas do SRVD11 na carteira com a informação sobre a mudança de gestão.
A administradora ainda divulgou em outros comunicados a reavaliação de ativos do portfólio dos fundos.
O SRVD11 teve o Gramado Parks, único ativo do fundo, remarcado conforme as demonstrações financeiras de 2022 auditadas pela Baker Tilly Partners com queda no valor contábil de 98,65%.
Em junho de 2022, o SRVD11 já havia registrado uma redução no valor contábil em 15,22% após remarcação de acordo com as demonstrações financeiras de 2021 auditadas pela EY Auditores Independentes.
LEIA: REAVALIAÇÃO DO GRAMADO PARKS MEXE COM FUNDOS SRVD11 E HCTR11
Para o TORD11 o impacto da reavaliação do Gramado Parks foi de uma queda de 8,09% na cota do fundo em 30 de dezembro de 2022, de acordo com a reavaliação feita pela empresa especializada independente B2R Capital.
O comunicado com o percentual foi publicado poucos minutos após a divulgação de uma queda de 2,42% na cota do fundo, o que levou o mercado a crer em uma correção da informação.
O fundo HCTR11 reportou uma redução de 2,42% na cota em 30 de dezembro de 2022 após reavaliação da carteira do fundo feita também pela B2R Capital.
Em 22 de março, o grupo Gramado Parks havia conseguido na justiça a suspensão por 60 dias do pagamento das obrigações referentes a títulos de crédito em Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) estruturados pela Forte Securitizadora e lançados a mercado para investidores.
LEIA TAMBÉM: CLUBE FII DIVULGA OS 14 FUNDOS IMOBILIÁRIOS EXPOSTOS EM R$ 1,33 BILHÃO AO GRAMADO PARKS
O Clube FII apurou 14 Fundos Imobiliários expostos ao CRI da Gramado Parks, ou seja, com este ativo presente nas carteiras em um total de R$ 1,33 bilhão.
Em 31 de março, um juiz do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul declarou extinto o processo em que o grupo Gramado Parks tinha o período de dois meses de suspensão para o pagamento de obrigações financeiras.