Clube FII News News

Notícias para o investidor de fundos imobiliários

    Conheça o Clube FII

    Conheça o Clube FII

    beta
    Entrevistas

    Zambolin explica os riscos na compra de terras agrícolas

    Gestor de Fundos Imobiliários do BTG Pactual, Leonardo Zambolin, participou do programa Clube FII Entrevista

    Por Luciene Miranda
    terça-feira, 14 de junho de 2022

    Leonardo Zambolin, gestor de Fundos Imobiliários no BTG Pactual, afirmou que o maior risco com a compra de terras agrícolas é comprar errado: pagar muito caro ou em uma região onde não haverá valorização de preço e liquidez, ou mesmo comprar de um produtor problemático - seja por produzir mal ou por ser "picareta".

     

    O gestor participou da última edição do programa Clube FII Entrevista comandado por Thiago Otuki, economista do Clube FII.

     

     

    Zambolin explicou que o agronegócio é gigante e possui desde empresas profissionalizadas e listadas em bolsa - grandes players a exemplo de frigoríficos e companhias de açúcar e álcool - que não vão usar os fundos de investimentos.

     

    Segundo o gestor, há ainda empresas intermediárias com governança como grandes usinas de açúcar e álcool e distribuidoras, mas que não são listadas em bolsa e têm boa ‘bancabilidade’ - quando diversos agentes financeiros podem avaliar a escala de risco na hora de aportar dinheiro na empresa.

     

    “E você tem o grosso do setor que são empresas de menor porte de produtores com nível de alavancagem alta e que operam na pessoa física porque é da natureza do produtor. Neste caso, a governança é pior, mas são pessoas que têm muito patrimônio e pouca liquidez”.  

     

    O Fundo Imobiliário BTG Terras Agrícolas (BTRA11) é focado em produtores agrícolas, de acordo com Zambolin.

     

    “É muito importante que, na hora de comprar, você identifique: ‘Esse cara produz bem na média ou melhor que o estado onde a gente está comprando? Como ele atuou financeiramente quando teve quebras de safra?’ A gente puxa todo o histórico de produção”.

     

    O Clube FII Entrevista é um programa quinzenal que vai ao ar às segundas-feiras pela manhã no canal do Clube FII no Youtube com entrevistas de gestores, investidores e analistas do mercado de Fundos Imobiliários.


    mais notícias semelhantes
    O Clube FII preza pela qualidade do conteúdo e verifica as informações publicadas, ressaltando que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.