Sergio Belleza projeta o futuro do mercado FII
Fundador do primeiro Fundo Imobiliário listado em bolsa de valores comentou sobre a criação dos FIIs pioneiros no país e sobre as perspectivas para o mercado

Sergio Belleza, consultor e criador do primeiro Fundo Imobiliário listado na bolsa, foi um dos convidados para a série de entrevistas gravada pelo Clube FII durante o último Fórum GRI. Ele conversou com Rodrigo Cardoso de Castro, fundador do Clube FII, que perguntou sobre a nova consultoria de Belleza.
“Além da Fundo Imobiliário consultoria que já tenho desde os anos 90, eu agora comecei a Sergio Belleza Negócios Imobiliários que é uma empresa de corretagem imobiliária que pretende intermediar negócios entre os produtores do mercado e os fundos imobiliários”, contou.
Castro lembrou que, no início da indústria, os fundos com participação de Belleza, na maioria, eram 'monoativos' - com um único ativo - como o Europar e o Memorial Office. “Como você vê o futuro deste tipo de ativo na indústria que hoje está mais madura com mais de um milhão e meio de investidores?
Belleza disse que se sente à vontade para falar sobre o tema porque criou o primeiro fundo do Brasil que é o Memorial Office, dono de um único prédio na Água Branca [bairro da capital paulista], e o Europar em 1994 que só foi viabilizado dois anos depois com a venda de cotas e o início da construção do prédio para, anos mais tarde, ser o primeiro fundo listado em bolsa.
“São exemplos de fundos que ficaram do mesmo tamanho com que foram estruturados e acho que isso já não cabe mais no mercado. Precisaria gerar um movimento de gestores e administradores que pudessem conversar para tentar unir esses fundos em um único fundo ou em algum fundo que já exista no mercado dentro do mesmo setor”, explicou.
A entrevista completa com Sergio Belleza está no canal do Clube FII no Youtube junto com os outros vídeos desta série especial gravada durante o último Fórum GRI.