Otmar Scheneider explica por que os FIIs são a porta de entrada para a renda variável
O analista da FIIQUETRANQUILO deu entrevista no estúdio do Clube FII durante o Fórum GRI 2021

O mercado de fundos imobiliários é uma iniciação para os investimentos em renda variável? Para responder esta pergunta, o Clube FII convidou Otmar Scheneider, analista de investimentos da FIIQUETRANQUILO.
A conversa foi com Rodrigo Cardoso, fundador e sócio do Clube FII, no estúdio de TV montado no Fórum GRI 2021, no Transamérica Expor Center. E ele perguntou primeiro sobre esta característica dos FII. “São a porta de entrada para a renda variável?”
“Eu não tenho dúvida. Os fundos imobiliários são excelentes ativos porque possuem uma volatilidade muito menor. Então, quando as pessoas estão saindo da renda fixa e procurando ativos um pouco mais rentáveis, elas acabam caindo na renda variável. Pela renda variável ser mais difícil de ser interpretada, é um pouco mais complexa. Os ativos de fundo imobiliário são constituídos por imóveis e relacionados ao setor imobiliário, e são mais simples”, explicou Scheneider.
O especialista detalhou também que o brasileiro conhece bem imóveis porque já teve experiências com inflação muito alta nas décadas de 80 e 90 e acabou se acostumando a ter proteção com os imóveis e o dólar.
“E agora os fundos imobiliários caíram no gosto do brasileiro que já é muito patrimonialista por ter herdado isso da cultura portuguesa e, por isso, consegue entender mais o setor. Ele sabe que não é renda fixa com uma rentabilidade acordada previamente, mas sabe que vai receber um aluguel durante os anos, conseguindo manter aquele imóvel”.
Scheneider completou explicando que a adaptação à bolsa de valores é pelos imóveis negociados lá, ou seja, os fundos imobiliários. “É um setor que tem tudo para crescer e eu acredito que vai ser uma das grandes vedetes da bolsa de valores”.
Cardoso ponderou que ele mesmo não é do mercado financeiro e foi muito mais fácil entrar com FIIs porque, assim, se sente muito mais seguro. Ele também lembrou que 1 milhão de investidores entraram no segmento nos últimos dois anos e estão tendo uma experiência muito ruim com a queda forte do mercado. “Principalmente por conta desta queda com a taxa de juros, o que você recomenda? Fique tranquilo?, brincou.
“Com certeza” (risos). “Você tem que pensar como se fosse um ativo imobiliário. Imagina que você mora em uma rua onde tem imóveis alugados. Você não está interessado em saber qual é a taxa de juros porque está recebendo uma renda. A renda é o mais importante nesta questão. Se alguém oferecer um valor mais alto ou baixo pelo imóvel, você vai recusar por estar recebendo renda dos imóveis, se este for seu objetivo”, concluiu.
Assista à íntegra desta conversa entre o analista Otmar Scheneider e Rodrigo Cardoso no canal do Clube FII no Youtube. Lá, você também encontra outras entrevistas com personalidades do mercado de fundos imobiliários gravadas durante o Fórum GRI 2021.