Clube FII News News

Notícias para o investidor de fundos imobiliários

    Conheça o Clube FII

    Conheça o Clube FII

    beta
    Entrevistas

    Leonardo Zambolin é o convidado do Clube FII entrevista

    Gestor dos Fundos BTRA11 e BTAL11 fala sobre como investir nos mais variados segmentos da produção agrícola brasileira

    Por Luciene Miranda
    segunda-feira, 6 de junho de 2022 Atualizado

    O programa Clube FII Entrevista que está no ar a partir desta segunda-feira (6) trouxe Leonardo Zambolin, gestor dos Fundos BTG Pactual Terras Agrícolas (BTRAL11) e BTG Pactual Agro Logística (BTAL11).

     

    Ao apresentador do programa, o economista do Clube FII Thiago Otuki, Zambolin falou sobre a experiência profissional, além da diferença entre FII Agro e o recentemente regulado Fiagro, o Fundo de Investimentos nas Cadeias Agroindustriais.

     

     

    Zambolim explicou que a principal diferença atualmente, pensando em um fundo de tijolo, é que um eventual vendedor de ativo imobiliário agrícola, por exemplo, um produtor de fazenda que queira fazer uma operação de terras com a gestora, pode vender a terra ao fundo e passar a ser inquilino ou receber uma terra comprada pelo fundo para que ele opere. Esse ativo pode ser revendido ao produtor ou carregado pelo fundo no longo prazo.

     

    Na maioria, essas terras pertencem aos donos há muitos anos. Assim, o valor registrado nas matrículas é muito inferior ao que a terra vale atualmente. Qualquer transferência de propriedade gera um efeito tributário que pode não ser agradável ao produtor e, dessa forma, inviabilizar o negócio.

     

    “Em contrapartida, ele recebe o dinheiro à vista e pode investir em produção, comprar mais terras, um avião, aumentar maquinário ou fazer o que bem entender. Dentro do FII, eu precisaria chamar uma assembleia de cotistas para que um quórum mínimo de 25% aprovasse uma eventual integralização de propriedade em troca de cotas que seriam emitidas. No Fiagro, isso é mais automático. Eu posso muito bem, sem limite de concentração, trazer um produtor que vai aportar uma terra estratégica para o fundo e, em troca, dar cotas a ele com as quais pode diferir esse efeito tributário”.

     

    No bate papo com Otuki, o entrevistado ainda falou sobre as características dos imóveis do BTAL11, fatores de risco dos FIIs agrícolas, valorização de terras, além do potencial de retorno do investimento em logística agro.

     

    O Clube FII Entrevista é um programa quinzenal que vai ao ar às segundas-feiras pela manhã. O programa já tem mais de 100 edições em que Thiago Otuki entrevista os principais gestores, analistas, consultores e especialistas do mercado de Fundos Imobiliários. 


    mais notícias semelhantes
    O Clube FII preza pela qualidade do conteúdo e verifica as informações publicadas, ressaltando que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.