Fundador do Clube FII revela filosofia de investimentos em FIIs
Rodrigo Cardoso de Castro falou sobre alocação 100% em FIIs de tijolo, além da importância de focar no longo prazo e diversificar carteira para bons retornos

O programa Clube FII Entrevista trouxe como convidado Rodrigo Cardoso de Castro, fundador do Clube FII conhecido como o 'cara 200% FII’ por dedicar todo o tempo profissional e de investidor aos Fundos Imobiliários.
A conversa foi com Arthur Vieira de Moraes, apresentador do programa e sócio do Clube FII, que quis ouvir do entrevistado a história de vida relacionada a este mercado.
Castro também é conhecido como o ‘homem 100% tijolo’ por estar alocado apenas em FIIs com imóveis físicos em carteira.
O fundador do Clube FII contou toda a trajetória no mercado até os dias atuais. Ele é formado em Tecnologia e vem de uma família carioca que investia em imóveis desde os anos 1950 e, por influência dele, trocou tudo por Fundos Imobiliários.
"Tenho uma vivência muito próxima com o mercado imobiliário desde o meu nascimento e descobri os Fundos Imobiliários em 2009, logo depois da crise Subprime em 2008. Entrei no mercado acionário porque é quando você atira para qualquer lado. Meu primeiro erro foi comprar sem saber o que estava comprando”.
Em meio a um sentimento de insegurança com as variáveis que podem impactar nos preços de ações, Castro descobriu os Fundos Imobiliários por meio de um amigo. Após descobrir as vantagens do novo tipo de investimento, procurou um assessor de investimentos para obter mais informações.
“Era muito bom para ser verdade”, brinca.
Castro começou a comprar aos poucos cotas de fundos com gestão ativa e se animou ao ver, todo mês, os dividendos caírem na conta.
“O Fundo Imobiliário veio para tranquilizar a nossa vida financeira. Depois, vi que se você compra R$ 10 mil ou R$ 100 milhões, o seu resultado proporcional será o mesmo”.
A única desconfiança no produto financeiro, segundo o entrevistado, era a existência de apenas 12 mil investidores.
“Vi que, realmente, o mercado ainda não estava difundido, e que as pessoas não o conheciam. Então, decidi que eu faria esse trabalho”.
Na conversa com Moraes, Rodrigo falou ainda sobre todo o processo de criação da plataforma de dados sobre Fundos Imobiliários do Clube FII, além da filosofia pessoal de investimentos em FIIs.
“Tá no meu sangue”, afirmou.
O vídeo com esta entrevista, além de outras com o Rodrigo Cardoso de Castro e mais nomes de destaque na indústria de Fundos Imobiliários, você encontra no canal do Clube FII no Youtube.