Clube FII News News

Notícias para o investidor de fundos imobiliários

    Conheça o Clube FII

    Conheça o Clube FII

    beta
    Entrevistas

    Clube FII Live discute o Futuro dos Fundos Imobiliários

    Programa comandado por Nathan Octavio teve a participação de Arthur Vieira de Moraes, Felipe Ribeiro, Rodrigo Cardoso de Castro e Thiago Otuki

    Por Luciene Miranda
    terça-feira, 14 de junho de 2022 Atualizado

    O futuro do mercado de Fundos Imobiliários, tema que vem provocando polêmica nos últimos dias, foi o assunto da edição especial número 100 do Clube FII Live, com a apresentação de Nathan Octavio, o Nod.

     

    Os convidados para o debate foram o CEO Rodrigo Cardoso de Castro, o economista Thiago Otuki, além dos sócios do Clube FII Arthur Vieira de Moraes e Felipe Ribeiro,  todos especialistas em FIIs e que atuam em diferentes áreas dentro da empresa de plataforma de dados.

     

     

    Nod provocou os convidados para opinarem sobre as emissões de novas cotas feitas pelos Fundos Imobiliários abaixo do valor patrimonial (VP).

     

    “Na minha opinião, não faz muito sentido. O mercado já não aceita mais e, por isso, grande parte das emissões que a gente vê agora é de fundos de papel, basicamente, fundos de recebíveis imobiliários”, afirmou Otuki.

     

    Castro apresentou opinião diferente sobre as ofertas abaixo do VP.

     

    “A coisa mais simples do mundo é que o gestor, quando faz este tipo de operação, precisa pensar principalmente no cotista e não, simplesmente, em fazer o fundo crescer para aumentar o patrimônio e, da mesma forma, a taxa de administração. Se o racional for bom para o cotista no longo prazo, pode fazer sentido”.

     

    Na opinião de Ribeiro, as estratégias informadas previamente aos investidores podem se mostrar eficientes.

     

    “O combinado não sai caro. Se a indústria é muito transparente - e está lá o fórum do Clube FII para provar isso – eu acho que, se houver oportunidade, deve ser feito. Mas esta oportunidade precisa ter um sentido”, explicou.  

     

    A debate ainda trouxe os temas alavancagem, fusão de gestoras, incorporação de fundos, além dos Fundos Imobiliários que resistem com poucos, ou mesmo, apenas um ativo em carteira, os chamados fundos monoativos – classificados na própria live como fundos estáticos.

     

    “Gestores e cotistas não vão querer que acabem, mas estes fundos terão uma representatividade cada vez menor em uma indústria que vem crescendo e se consolidando cada vez mais”, afirmou Moraes.

     

    O programa Clube FII Live é quinzenal e vai ao ar no canal do Clube FII no Youtube sempre às segundas-feiras.

     


    mais notícias semelhantes
    O Clube FII preza pela qualidade do conteúdo e verifica as informações publicadas, ressaltando que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.