Clube FII News News

Notícias para o investidor de fundos imobiliários

    Conheça o Clube FII

    Conheça o Clube FII

    Entrevistas

    Clube FII Entrevista traz Camila Almeida

    Sócia da Habitat Capital e responsável pelo Fundo Imobiliário HABT11 falou sobre temas incluindo a aquisição da gestora pela XP Asset

    Por Luciene Miranda
    segunda-feira, 14 de março de 2022 Atualizado

    O Clube FII Entrevista desta semana trouxe como convidada Camila Almeida, sócia e gestora da Habitat Capital Partners, para um bate-papo com o apresentador e economista do Clube FII Thiago Otuki.

     

    A primeira pergunta foi sobre a aquisição da gestora pela XP Asset anunciada no final de fevereiro.

     

     

    A entrevistada disse falaria as informações possíveis sobre a operação que ainda depende de aprovação pelo Cade, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica.

     

    “A ideia é passar tranquilidade para o investidor. A gente tem este período de integração em que os sócios–fundadores, ou seja, eu e outros diretores, continuamos na gestão. O objetivo da XP é evitar mudanças estruturais para o fundo continuar entregando bons resultados“, afirmou.

     

    Almeida ainda disse que a capilaridade da XP vai auxiliar no processo de originação e oportunidades para o fundo.

     

    “A gente tem uma série de sinergiais com áreas robustas da XP como toda a parte de compliance e controladoria”, afirmou.

     

    A gestora ainda ressaltou que o regulamento do fundo não permite mudanças sem a aprovação dos cotistas.

     

    “No regulamento, 67% dos ativos precisam ser de Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) pulverizados”, explicou.

     

    De acordo com Almeida, o CRI pulverizado é o mais tradicional no mercado porque tem, por trás, um risco de crédito também pulverizado.

     

    “Emprestamos dinheiro para uma empresa, geralmente, uma incorporadora ou loteadora. Como garantia - lastro da operação – há uma carteira de recebíveis pulverizados, ou seja, todos que compraram unidades daquele empreendimento, seja um apartamento ou lote".

     

    A gestora complementou que a hipótese de não receber o capital de volta só aconteceria se toda a carteira parasse de pagar as parcelas.

     

    “Não depende de um único devedor como um CRI com lastro concentrado".

     

    A entrevista ainda trouxe outros temas como o histórico da Habitat no mercado, as estratégias do HABT11, o cenário de inflação e juros elevados no país, o gerenciamento do risco de crédito, além dos principais segmentos no mercado de recebíveis imobiliários.

     

    O Clube FII Entrevista é um programa quinzenal que vai ao ar às segundas-feiras pela manhã. Já são mais de 100 edições e as entrevistas incluem os principais gestores, analistas, consultores e especialistas do mercado de Fundos Imobiliários. 

     

     

     

     

     

     

     


    mais notícias semelhantes
    O Clube FII preza pela qualidade do conteúdo e verifica as informações publicadas, ressaltando que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.