Clube FII News News

Notícias para o investidor de fundos imobiliários

    Conheça o Clube FII

    Conheça o Clube FII

    beta
    Entrevistas

    Arthur Vieira de Moraes é o convidado do programa Além da Bolsa

    Professor de Finanças e sócio do Clube FII falou no videocast sobre a história e o crescimento do mercado de Fundos Imobiliários no país

    Por Luciene Miranda
    terça-feira, 31 de maio de 2022 Atualizado

    O sócio e head de Comunicação e Educação do Clube FII, Arthur Vieira de Moraes, foi o convidado do videocast Além da Bolsa.

     

    O programa é comandado pelo jornalista Paulo Roberto Silva, responsável pelo SEO e conteúdo da Beegin, plataforma de investimentos em startups do Grupo Solum.

     

     

    A entrevista foi logo após o início da rodada de investimentos do Clube FII na plataforma Beegin que, em menos de duas semanas, já captou mais de 20% da primeira meta de R$ 5 milhões.

     

    Paulo Roberto Silva começou o bate-papo perguntando sobre a visão do entrevistado em relação ao aumento no número de investidores no mercado de ações e, em paralelo, a ascensão dos investimentos em Fundos Imobiliários.

     

    Moraes explicou que o primeiro Fundo Imobiliário brasileiro foi lançado em 1993. No mundo, o segmento surgiu em 1960 nos Estados Unidos, quando foi criada a regulação para o setor.

     

    “Fomos o terceiro ou quarto país a replicar esse modelo que, hoje, está disseminado no mundo inteiro”.

     

    Em 2012, segundo Moraes, os FIIs começaram a ficar mais conhecidos. Entre 2015 e 2016, quando a taxa básica de juros no país atingiu 14,25%, o crescimento do mercado de FIIs ganhou ritmo mais acelerado.

     

    “Era a vez do que a gente chama de fundos de papel que são aqueles FIIs que investem em CRI [Certificado de Recebível Imobiliário]. Assim, o mercado foi se consolidando cada vez mais”.

     

    Moraes - que é professor de Finanças - ainda explicou os fundamentos dos CRIs e de securitização, além da dinâmica do mercado de Fundos Imobiliários.

     

    “A gente tem um mercado com 1,6 milhão de investidores porque existem 400 Fundos Imobiliários financiando a indústria, deixando-a mais transparente e fazendo com que exista mais governança”.

     

    O programa Além da Bolsa é semanal e vai ao ar toda quarta-feira às 18h30 no canal da Beegin no Youtube.


    mais notícias semelhantes
    O Clube FII preza pela qualidade do conteúdo e verifica as informações publicadas, ressaltando que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.