Clube FII News News

Notícias para o investidor de fundos imobiliários

    Conheça o Clube FII

    Conheça o Clube FII

    beta
    Outros

    IRPF 2023 - O que acontece quando a declaração de IR é entregue com atraso?

    Representantes da plataforma Clube FII e do aplicativo Grana Capital esclareceram esta e outras dúvidas de Imposto de Renda em live no Youtube

    Por ClubeFII
    sexta-feira, 26 de maio de 2023

    Faltam poucos dias para o prazo final de entrega da declaração de Imposto de Renda à Receita Federal e milhões de contribuintes correm contra o tempo para terminar o preenchimento dos formulários para, enfim, transmitir as informações ao 'leão'.

     

    Em muitos casos, os atrasos ocorrem por dúvidas em relação a alguns itens da declaração.

     

     

    Para ajudar este público – em especial os investidores que precisam declarar suas aplicações à Receita Federal – a plataforma Clube FII e o aplicativo Grana Capital gravaram um vídeo de esclarecimento das principais dúvidas dos contribuintes. As duas empresas têm uma parceria de prestação de serviços gratuita aos investidores.

     

    Arthur Vieira de Moraes, professor de Finanças e sócio-diretor do Clube FII, conversou com André Kelmanson, CEO do aplicativo Grana Capital. 

     

    O Grana Capital é uma ferramenta online que organiza as informações de investimentos do usuário e automatiza o preenchimento das declarações de IR.

     

    A primeira pergunta de Moraes a Kelmanson foi sobre as implicações na entrega da declaração com atraso.

     

    O CEO do Grana Capital explicou que a pior coisa a ser feita é não entregar a declaração à Receita Federal.

     

    “É o caso em que, depois, você terá que pagar multa. Esta penalidade começa em R$ 165, mas pode chegar a 20% do seu imposto de renda devido, mais 1% ao mês que vai acumulando”.

     

    Kelmanson lembrou que nunca se deve deixar o preenchimento e a entrega para o último dia do prazo.

     

    “É melhor entregar no prazo, mesmo que reste alguma pendência, porque para retificar depois - seja acrescentar coisas novas, modificar dados ou retificar valores - é de graça e muito simples”.

     

    A chamada 'declaração retificadora' é feita após a entrega da declaração original pelo mesmo programa da Receita Federal.

     

    “As funcionalidades que você usa para enviar são as mesmas usadas para retificar. E ainda é possível retificar algumas vezes após o envio. Então, manda mesmo que esteja incompleta e, depois, você olha com calma e retifica”.

     

    Kelmanson ainda tirou outras dúvidas sobre o Imposto de Renda 2023 de contribuintes na conversa com Moraes.

     

    O bate-papo completo pode ser assistido no vídeo em destaque na matéria e também no canal do Clube FII no Youtube.


    mais notícias semelhantes
    O Clube FII preza pela qualidade do conteúdo e verifica as informações publicadas, ressaltando que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.