Clube FII News News

Notícias para o investidor de fundos imobiliários

    Conheça o Clube FII

    Conheça o Clube FII

    beta
    Breaking News

    O que vai acontecer com os FIIs em 2025?

    O que vai acontecer com os FIIs em 2025?

    Outros Conteúdo patrocinado

    BODB11 negocia cota abaixo do Valor Patrimonial

    Nos últimos três meses a cota foi vendida, em média, a R$ 9,28, e atingiu mínima histórica na primeira semana de setembro

    Por Neide Martingo
    terça-feira, 10 de setembro de 2024 Atualizado

    O BODB11, FI-Infra da Bocaina Capital, está com sua cota de mercado sendo negociada com um desconto em relação ao seu valor patrimonial. Nos últimos três meses a cota foi negociada, em média, a R$ 9,28, e atingiu sua mínima histórica na primeira semana de setembro. Ao que parece, a distorção ocorre devido a uma pressão de venda após a captação do último follow-on convertido em cotas mês passsado.

     

    BODB11 negocia cota abaixo do Valor Patrimonial
    Fonte: Bocaina Capital.

    O cenário oferece a oportunidade de aquisição a um preço de mercado descontado frente ao patrimonial em um fundo que tem mantido seu potencial de retorno historicamente consistente, com rendimentos periódicos, ganho de capital e benefícios fiscais, segundo a gestora.

     

    Nos últimos 20 meses, o BODB11 apresentou um ágio (cota de mercado vs. cota patrimonial) médio de 2,4%, na primeira semana de setembro invertendo-se para um deságio – abrindo uma janela de oportunidade para os investidores.

     

    Fonte: Bocaina Capital.

     

    Retorno Consistente

    O BODB11 é um fundo de renda fixa crédito privado voltado para o público geral, com objetivo de rentabilidade de 1,5% a 2,5% acima da NTN-B de duração equivalente à carteira do fundo. É um veículo com retorno isento, com exposição a curva longa de juros reais que busca a valorização de suas cotas através da aquisição de debêntures incentivadas no setor de infraestrutura.

     

    Em agosto de 2024, o yield dos ativos de crédito do portfólio do BODB11 estava em IPCA + 9,20% ao ano. Esse alto nível de rentabilidade é fruto da proposta de valor da Bocaina Capital, que se destaca por investir em ativos complexos e fora do radar do mercado, possibilitado pela expertise da equipe em infraestrutura e Project Finance, além de sua ampla rede de relacionamentos.

     

    Desde sua criação, em dezembro de 2021 até agosto de 2024, a cota patrimonial do fundo acumulou uma rentabilidade líquida de taxas com diferencial de 8,4% frente à NTN-B 2030, isenta de IR para pessoas físicas.

     

    Fonte: Bocaina Capital.

     

    Potencial Ganho de Capital

    Além dos bons históricos de rendimento, o BODB11 também pode oferecer oportunidades interessantes de ganho de capital futuro segundo a gestora: (i) pelo fechamento das taxas nominais dos ativos através da variação da NTN-B ou dos spreads de crédito, ou (ii) por reprecificação da cota mercado com reversão ao valor patrimonial ou à média histórica de ágio frente à patrimonial.

     

    Adicionalmente, o spread líquido de crédito¹ do fundo em comparação com outros FI-Infra do mercado reforça o potencial de valorização da cota:

     

    Fonte: Bocaina Capital.

    ¹O spread líquido representa a diferença entre o retorno oferecido pelos ativos de crédito privado do fundo, descontadas as taxas de administração e gestão, e as taxas de referência do mercado, como a NTN-B.

     

    Pelos gráficos acima, segundo a Bocaina Capital, observa-se como o BODB11 proporciona oportunidade de ganho de capital futuro, com base tanto no seu spread líquido de crédito privado, quanto com no deságio da sua Cota Mercado em relação à Cota Patrimonial.

     

    O spread líquido mais alto indica que o fundo oferece uma taxa de retorno superior em comparação com seus pares (mesmo após considerar as taxas dos fundos), o que, em condições normais de mercado, deveria se traduzir em um ágio na cota de mercado.

     

    No entanto, o gráfico de ágio/deságio mostra que o BODB11 está sendo negociado com um deságio significativo, o que sugere uma distorção frente a seu valor intrínseco - ainda mais quando considerada a potencial reversão à média de ágio histórico do BODB11. O efeito é, então, potencializado para os investidores que aproveitarem a janela atual de precificação da Cota Mercado, segundo a gestora.

     

    A conjunção dos fatores descritos, com um portfólio de carrego superior disponível para compra via uma cota mercado descontada frente à patrimonial, coloca o BODB11 como uma alternativa bastante interessante em um momento de escassez de ativos com isenção fiscal.


    mais notícias semelhantes
    O Clube FII preza pela qualidade do conteúdo e verifica as informações publicadas, ressaltando que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.