Resumo FII da semana - É tempo de espera, mas prepare-se para surpresas!
A semana no mercado de Fundos Imobiliários pode ser classificada como tranquila ou, mais especificamente, de expectativa. E algumas surpresinhas no final!

A semana dos investidores e participantes do mercado de Fundos Imobiliários pode ser classificada como tranquila ou, mais especificamente, de espera.
Expectativa pela próxima semana que encerra julho e revela o que cada fundo vai pagar aos cotistas em agosto referente aos rendimentos do mês em que estamos. Na prática, vamos saber o que vai pingar no mês que vem.

Há ainda a espera e a dúvida sobre ‘o que virá pela frente’ entre os cotistas do Alzirão, o Fundo Imobiliário Alianza Trust (ALZR11) e a distribuição após a venda do edifício Clariant, em São Paulo.
Como está acontecendo a 5ª emissão do fundo, ainda não está claro se todos vão receber sua parte na venda do imóvel – inclusive os novos cotistas nesta oferta – ou apenas os antigos. A ver.
O Alzirão também chamou a atenção com o relatório gerencial de junho que destacou o início do pagamento de aluguéis pelo inquilino Bauducco referente ao imóvel de Guarulhos, na grande São Paulo.
O gestor do ALZR11, Fabio Carvalho, participou de entrevista na semana com o economista do Clube FII, Thiago Otuki, em que afirma: “Nosso fundo não tem susto na renda” quando se refere ao perfil dos ativos em carteira.
Outra espera pela “Hora da Verdade” é entre os cotistas do FOF Integral Brei (IBFF11) que passa por assembleia geral extraordinária (AGE) para cotistas votarem sobre a liquidação ou não do fundo após o pedido de um cotista com mais de 5% de participação. O CEO da Integral Group, Vitor Bidetti, deu uma entrevista exclusiva ao Clube FII News em que mostra a indignação com a possibilidade de fim do FII. Vale a pena ler.
Mais uma expectativa de cotistas foi com o Fundo Imobiliário Banestes Recebíveis (BCRI11) sobre a gestão continuar com o Banestes ou ir para a Suno. O assunto gera polêmica nos fóruns de investidores. Já houve pedido de assembleia geral extraordinária (AGE) de cotistas para a votação e desistência dos solicitantes. E agora, de novo. Um fato relevante divulgado na noite desta sexta-feira (22) informou que os solicitantes da segunda AGE voltaram atrás sobre o pedido. Algum palpite sobre o próximo capítulo desta novela?
No segmento de papel, o Fundo Imobiliário Átrio Recebíveis Imobiliários (ARRI11) anunciou a liquidação e a recompra de emissão da True Securitizadora. O assunto é técnico, difícil mesmo para nós - pobres mortais - entendermos só com a leitura do fato relevante. Mas temos a tranquilidade de poder contar com os especialistas!
O professor Arthur Vieira de Moraes, sócio do Clube FII, acrescentou um vídeo à página do fundo para desvendar o enigma do Fato Relevante. Para este comunicado, o serviço foi aberto para não assinantes.
Felipe Ribeiro, especialista em CRIs e também sócio do Clube FII, conseguiu entrevistar Marcelo Elaiuy, gestor do ARRI11, para uma explicação sobre o fato relevante e os detalhes jurídicos e de crédito na negociação com o devedor.
Ufa! Obrigada, pessoal!
O FII Valora Hedge Fund (VGHF11) também soltou relatório gerencial em que comunicou o fim da alocação de recursos levantados na 4ª emissão. O gestor Alessandro Vedrossi deu uma breve entrevista explicando tudo. Ele ainda confessou que dá olhadinhas no fórum do fundo dentro da plataforma do Clube FII todo dia de manhã e à noite. Valeu, Vedrossi!
Por fim, o CSHG Renda Urbana (HGRU11) vendeu mais uma loja Casas Pernambucanas. Desta vez, em São José dos Campos, no interior de São Paulo. O valor levantado foi de R$ 13 milhões. Pelas minhas contas, já é a sexta loja vendida desde o início do ano. Se eu estiver errada, me perdoem, corrijo no artigo da próxima semana.
Encerro por aqui sem falar de todos os fatos relevantes da semana. Mas te convido a dar uma passadinha lá na home do Clube FII News. Lá, a gente coloca as notícias e os fatos relevantes dos Fundos Imobiliários mais representativos no mercado.
Até sexta-feira que vem!
As informações contidas neste artigo são de responsabilidade da autora, não representando necessariamente as ideias, opiniões, pensamentos ou qualquer forma de posicionamento do Clube FII.