Clube FII News News

Notícias para o investidor de fundos imobiliários

    Conheça o Clube FII

    Conheça o Clube FII

    Mercado

    Bolsa anuncia primeira prévia da carteira do IFIX para 2023

    O Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários aumentou de tamanho ao receber FIIs dos segmentos de Certificados de Recebíveis Imobiliários, logística, híbrido e de lajes corporativas

    Por Luciene Miranda
    quinta-feira, 1 de dezembro de 2022 Atualizado

    A bolsa brasileira, a B3, divulgou nesta quinta-feira (1), a primeira prévia do Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários – o IFIX – que entrará em vigor entre janeiro e abril de 2023.

     

    Entre as principais mudanças, o aumento no número de FIIs para 110 de um total de 107 na carteira anterior com vigência até o final deste mês.

     

    Bolsa anuncia primeira prévia da carteira do IFIX para 2023

     

    “Na semana passada, o BCTR11 e FEXC11 se juntaram em um só com o código BTCI11. Com isso, ficaram 107 fundos na carteira atual”, afirma Nathan Octavio – conhecido como Nod - educador financeiro do Clube FII.

     

    Assíduo estudioso do índice, Nod aponta seis Fundos Imobiliários entrando nesta carteira do IFIX que será negociada no primeiro quadrimestre de 2023: TEPP11, WHGR11, LGCP11, RBHG11, RELG11, IBCR11.

     

    "De maneira geral, mesmo com as entradas e saídas, não houve mudança importante na composição dos segmentos. Os fundos de recebíveis – Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) - seguem na liderança, ocupando 35% da carteira, seguidos pelos FIIs de logística com 15%".

     

    LEIA TAMBÉM: B3 TERÁ CONTRATO FUTURO DE IFIX EM DEZEMBRO

     

    Três fundos deixaram o IFIX para o início do ano que vem: VIFI11, SPTW11 e FIIB11.

     

    "Os fundos de recebíveis seguem sendo protagonistas. Mas um tipo específico se destaca que é o de fundos ligados ao CDI. Dois dos FIIs que mais cresceram na carteira foram o KNCR11 e o VGIR11 e o motivo é claro: com a SELIC nesse patamar e a deflação dos últimos meses, é esperada uma migração de recursos dos fundos de inflação para os fundos de CDI."

     

    O índice IFIX criado em 2012 mede diariamente o desempenho médio das cotações dos Fundos Imobiliários negociados nos mercados de bolsa e de balcão organizado da B3.

     

    Para fazer parte do índice, o FII precisa atender a algumas regras como ter presença em pregão de 95% no período de vigência das três carteiras anteriores, além de cotas que não sejam classificadas como ‘penny stock’ – termo em inglês para ativo de baixíssimo valor negociado em bolsa.

     

    A carteira atualizada do IFIX você encontra na plataforma Clube FII pelo menu Fundos Imobiliários > Listagem de FIIs > índice IFIX.


    mais notícias semelhantes
    O Clube FII preza pela qualidade do conteúdo e verifica as informações publicadas, ressaltando que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.