Santander prorroga 17 contratos de aluguel com fundo RBVA11 por 10 anos
Do total, 13 imóveis tiveram valores repactuados em dezembro com redução média de 11,7%. Fundo Imobiliário Rio Bravo Renda Varejo negociará demais aluguéis com o banco em 2023

O Fundo Imobiliário Rio Bravo Renda Varejo (RBVA11) anunciou a repactuação de 13 dos 17 imóveis que tem alugados para o banco Santander, sendo que o total teve renovação de contrato até 2032.
Os contratos venceriam entre dezembro de 2022 e julho de 2023, com valores dos aluguéis que seriam automaticamente recalculados, segundo a gestora e administradora Rio Bravo.

Dois imóveis tiveram quedas nos valores apontados no laudo de avaliação em mais de 35% e uma trava para esse percentual máximo foi acionada.
Quatro dos 13 imóveis tiveram os valores de locação reajustados para cima, a exemplo do imóvel Avenidas na Av. Paulista que teve alta de 8% no aluguel.
Todos os reajustes contratuais seguirão a variação positiva do IPCA.
Os quatro imóveis restantes alugados para o banco terão repactuação em julho de 2023.
De acordo com a Rio Bravo, houve redução média de 11,7% no valor de locação dos 13 imóveis em dezembro considerando a média ponderada pelo peso dos aluguéis, conforme laudos elaborados pela Colliers International.
As novas condições de locação causarão redução da receita mensal do fundo em R$ 0,028 por cota a partir de fevereiro de 2023.
“Entendemos que os valores de locação, que agora convergem a preços de mercado com o fim dos contratos atípicos, tiveram uma queda atenuada e refletem a qualidade dos imóveis e localizações, fatores que são foco da gestão na construção de um portfólio resiliente, que atraia e retenha bons locatários e busque renda consistente e retornos de longo prazo para os investidores”, informou a Rio Bravo no comunicado.
Imóvel de Volta Redonda segue locado
A Rio Bravo também informou no comunicado que, após longa negociação, renovou com o Santander o contrato de locação do imóvel em Volta Redonda, no Rio de Janeiro, com área locável de 2.920 metros quadrados. Inicialmente, o vencimento contratual ocorreria em dezembro e não seria renovado.
A renovação contratual determinou a substituição do contrato atípico (com regras próprias) por outro típico (que segue Lei do Inquilinato) e o valor de locação teve redução de 43,5% em linha com o que é praticado na região, segundo a Rio Bravo.
O contrato típico do imóvel de Volta Redonda terá vigência de cinco anos (60 meses) de 28 de dezembro de 2022 a 27 de dezembro de 2027.
Projeção para o RBVA11 em 2023
Ainda de acordo com a Rio Bravo, a projeção para o ano de 2023 após as renovações com o Santander e também realizadas com a Caixa Econômica Federal representam cerca de 23,1% da receita contratada vencendo em 2022, o que equivale a um resultado recorrente médio de R$ 0,90 por cota ao mês.
“A concretização da repactuação dos 13 imóveis e a nova locação do imóvel Volta Redonda têm impacto relevante para o fundo no longo prazo, com a contratação de um fluxo de aluguéis longo, estável, com um locatário de excelente qualidade de crédito, além de minimizar a potencial vacância do fundo em um momento de virada dos contratos”.