Vibra faz parceria com Prisma para criação de Fundo Imobiliário
Operação anunciada pela ex-BR Distribuidora visa reunir em portfólio de FII mais de 200 postos de combustíveis em todo o país

A Vibra, ex-BR Distribuidora, e a gestora Prisma Capital celebraram acordo para a criação de um Fundo Imobiliário em que os ativos serão os postos de combustíveis de bandeira Petrobras em todo o país.
De acordo com o anúncio feito nesta segunda-feira (7), a Prisma ficará responsável pela constituição do FII que contará com uma carteira de até 238 imóveis.

A avaliação de entrada implícita na transação – valuation - para os imóveis soma R$ 643,6 milhões, segundo a Vibra.
Ainda de acordo com a companhia, o objetivo é a desmobilização e a otimização de seus imóveis com foco em geração de valor e melhora de indicadores ESG – sigla em inglês para meio ambiente, social e governança.
Etapas da operação
A estratégia da Vibra prevê a monetização dos imóveis em diferentes estágios.
O primeiro contará com o aporte dos imóveis ao fundo pela companhia, com a posterior aquisição pela Prisma Capital de 15% das cotas, assumindo a gestão operacional da carteira do FII.
A operação ainda prevê a possibilidade de monetização imediata de parte dos imóveis antes mesmo do aporte destes ativos ao fundo, por meio da venda direta aos atuais operadores dos postos.
Em qualquer caso, segundo a Vibra, haverá salvaguardas contratuais para que os postos se mantenham com a bandeira da companhia. O prazo final para o aporte desses imóveis ao fundo vai até dezembro de 2023.
A partir de janeiro de 2024, o FII poderá ser listado no mercado e oferecido a investidores e público em geral por meio de uma oferta pública, de modo a possibilitar a monetização integral ou parcial do fundo.