São Paulo debate os Fundos Imobiliários
Evento presencial XP Talks reuniu na capital paulista representantes do mercado para discutir cenário da economia e segmentos da indústria FII

O mercado de Fundos Imobiliários que já acumula R$ 192 bilhões em ativos foi o tema do evento XP Talks, promovido presencialmente pela XP na cidade de São Paulo, nesta quarta-feira (31).
José Berenger, CEO do Banco XP, abriu o painel de abertura destacando a capacidade atual limite de instrumentos LCI dos bancos brasileiros.

“É razoável esperar uma menor competição deste tipo de papel aos Fundos Imobiliários, fora a queda da taxa básica de juros pelo Banco Central de maneira que espero ser agressiva”.
Bruno Gargiolli, responsável pela Cobertura Real Estate e de Fundos Listados da XP Inc., também fez parte do painel e chamou a atenção para o crescimento do mercado de Fundos Imobiliários.
“Em uma comparação com o cenário pré-pandemia, a indústria hoje está maior em volume e com o dobro de cotistas”.
Outra participação na abertura do evento foi de Maria Fernanda 'Mafê' Violatti, responsável pelas áreas de Fundos Imobiliários e Fundos Listados da XP Inc. Ela lembrou do crescimento dos fundos, em especial dos Fiagros – Fundos de Investimentos das Cadeias Produtivas Agroindustriais.
“É uma avenida muito grande para o desenvolvimento. Os fundos listados permitem um maior acesso a pessoas físicas ao que antes só era destinado a investidores qualificados”.
Nas considerações de desfecho do painel, Guilherme Leite, gerente estratégico de Negócio B2B da XP Inc., destacou que faz parte da instituição há sete anos.
“Vamos desmistificar este tipo de produto [de Fundos Listados]”.