Clube FII News News

Notícias para o investidor de fundos imobiliários

    Conheça o Clube FII

    Conheça o Clube FII

    Mercado

    Relatório Focus traz Selic maior e PIB menor em 2022

    Mercado de Fundos Imobiliários avalia as projeções desta semana feitas por economistas consultados pelo Banco Central

    Por Luciene Miranda
    segunda-feira, 10 de janeiro de 2022 Atualizado

    O Relatório Focus divulgado na manhã desta segunda-feira (10) com as expectativas do mercado para os principais indicadores econômicos trouxe um consenso sobre a taxa Selic – a taxa básica de juros - que deve chegar a 11,75% em 2022.

     

    Na semana passada, o mesmo boletim indicava uma previsão de Selic em 11,50% para esse ano. Para 2023, a projeção foi mantida em 8%.

     

    Relatório Focus traz Selic maior e PIB menor em 2022

     

    Outra previsão que chama a atenção é para o PIB – Produto Interno Bruto – este ano. Passou de 0,36% na última semana para a atual expectativa de um crescimento de 0,28% da economia brasileira.

     

    O Relatório Focus é divulgado toda segunda-feira e resume as estatísticas calculadas considerando as expectativas de mercado coletadas até a sexta-feira anterior à sua divulgação. O boletim traz a evolução gráfica e o comportamento semanal das projeções para índices de preços, atividade econômica, câmbio, taxa Selic, entre outros indicadores.

     

    O economista do Clube FII, Thiago Otuki, lembra que as projeções são do mercado e não do BC e dizem muito sobre o mercado FII e o índice do segmento negociado na bolsa de valores brasileira, o IFIX.

     

    "Entre outubro e novembro do ano passado, o mercado precificou no IFIX um cenário de juros bem elevados. Na opinião de muitos especialistas em FIIs, um movimento de correção exagerado dados os fundamentos do mercado imobiliário e o valor patrimonial das cotas”, afirma.

     

    Otuki destaca que os preços dos Fundos Imobiliários se recuperaram bem em dezembro em um sinal de que essa tese estava correta. “Agora, com essa deterioração das expectativas dos agentes de mercado, podemos ter um novo reflexo negativo para os ativos negociados em bolsa".

     

    O economista ainda aponta outro sinal mais evidente que é a elevação, novamente, da taxa de juros do Tesouro IPCA 2035. Depois de recuar para 5% na metade de dezembro, a taxa voltou para 5,53% ao ano, no maior nível nos últimos 12 meses.

     

    "O que preocupa é se essa previsão de crescimento se concretizar [do Relatório Focus]. Uma estagnação econômica em 2022 vai atrapalhar a dinâmica de recuperação de segmentos como o corporativo e o de shoppings. Um cenário bem desafiador para os gestores extraírem resultados", conclui Otuki.


    mais notícias semelhantes
    O Clube FII preza pela qualidade do conteúdo e verifica as informações publicadas, ressaltando que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.