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    PIB do Brasil sobe 4,6% em 2021

    A soma de todos os bens e serviços produzidos no país no ano passado superou 2020 que havia registrado queda de 3,9%

    Por Luciene Miranda
    sexta-feira, 4 de março de 2022 Atualizado

    O Produto Interno Bruto brasileiro (PIB) em 2021 teve alta de 4,6%, de acordo com o anúncio desta manhã do IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

     

    O resultado supera o PIB negativo de 3,9% em 2020, fortemente impactado pela pandemia de Covid-19.

     

    PIB do Brasil sobe 4,6% em 2021

     

    No quarto trimestre de 2021, o avanço do PIB foi de 0,5% na comparação com o terceiro trimestre, levando o país sair da recessão técnica que é a queda do indicador por três meses seguidos.

     

    Os setores de serviços e indústria foram os responsáveis pela recuperação.

     

    Thiago Otuki, economista do Clube FII, lembra que o crescimento econômico é um fator fundamental para avaliar os Fundos Imobiliários e qualquer classe de ativo ou segmento.

     

    “O investidor fica focado nos juros de curto e longo prazos e se esquece de que o mercado imobiliário precisa de uma economia aquecida para se recuperar”, afirma.

     

    Para Otuki, o PIB de 2021 é positivo porque ficou acima do esperado pelos analistas e recuperou as perdas da recessão de 2020, mas a situação do país ainda exige cautela.

     

    “De qualquer forma, temos ainda um longo caminho em direção a um crescimento sustentável para a economia brasileira”.

     

    No mercado FII, a recuperação do PIB puxada pela alta nos serviços e na indústria representa um excelente indicativo ao segmento de lajes corporativas que ainda sofre com a vacância elevada, de acordo com o economista.

     

    Segundo o IBGE, o destaque positivo da indústria foi o desempenho da Construção (9,7%), após cair 6,3% em 2020.

     

    “Todas as atividades dos serviços tiveram crescimento: transporte, armazenagem e correio (11,4%), o que é um excelente indicativo para o segmento logístico. No entanto, o consumo das famílias avançou somente 3,6%, o que sinaliza um desafio maior para o setor de shoppings”.

     

     

     

     


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