Mercado projeta nova alta para IPCA
Estimativas para a inflação oficial de economistas consultados pelo Banco Central são de alta pela 16ª semana seguida e servem de alerta às vésperas de decisão sobre juros básicos

Os economistas consultados pelo Banco Central para o Boletim Focus revisaram novamente as expectativas em relação ao IPCA – inflação oficial do país - em 2022 para alta pela décima sexta semana consecutiva. Nesta segunda-feira (2), a projeção divulgada foi de 7,89% após ter marcado 7,65% na leitura anterior da semana passada.
Já a expectativa do mercado para o IGP-M - indicador considerado a inflação do aluguel - caiu de 12,35% na semana passada para 12,22% hoje.

As previsões para o dólar (R$5,00) e Taxa Selic (13,25%) não tiveram alterações nesta semana.
Thiago Otuki, economista do Clube FII, chama a atenção para um fato importante e positivo neste Boletim Focus para o mercado de fundos imobiliários que é a melhora em relação ao PIB – o Produto Interno Bruto.
Pela quinta semana seguida, houve melhora na expectativa do mercado para o crescimento da economia do país. Quatro semanas atrás, a previsão do avanço em 2022 era de 0,52%. Hoje está em 0,70%.
“Segmentos afetados pela pandemia como shoppings e o corporativo dependem de um crescimento mais robusto para uma recuperação mais consistente”, afirma Otuki.
As projeções do Boletim Focus desta semana podem pesar sobre a decisão do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) que se reúne esta semana para decidir sobre a taxa básica de juros. O consenso de mercado é de uma nova alta na Taxa Selic em 1 ponto percentual, de 11,75% para 12,75% ao ano.