IPCA recua 0,29% em setembro
Índice considerado a inflação oficial do país tem deflação pelo terceiro mês consecutivo. Saiba qual o impacto para os Fundos Imobiliários na análise do economista do Clube FII, Thiago Otuki

A inflação oficial medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de setembro recuou 0,29%, levando o indicador a apontar deflação pelo terceiro mês seguido, de acordo com o IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
No ano, o índice tem alta de 4,09% e, no acumulado de 12 meses, avanço de 7,17%.

Em setembro do ano passado, o IPCA havia registrado alta de 1,16%.
Ainda segundo o IBGE, dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, quatro tiveram queda em setembro.
O grupo Transportes teve, novamente, peso no recuo do IPCA com baixa de 1,98%, inferior à queda registrada em agosto que foi de 3,37%.
O resultado é consequência da queda de 8,5% nos preços dos combustíveis. Só a gasolina caiu 8,33% em setembro, o etanol recuou 12,43%, o óleo diesel teve queda de 4,57% e o gás veicular baixou 0,23%.
Em seguida, o grupo Comunicação caiu 2,08% puxado pelo acesso à internet que teve recuo de 10,55%, além de telefonia, internet e tv por assinatura com baixa de 2,70%.
O grupo Alimentação e bebidas passou de alta de 0,24% em agosto para queda de 0,51% em setembro, com as baixas na alimentação no domicílio.
Os destaques foram os recuos nos preços do leite longa vida (-13,71%) e do óleo de soja (-6,27%).
E o quer acontece com os Fundos Imobiliários?
De acordo com o economista do Clube FII, Thiago Otuki, o mercado esperava uma deflação um pouco maior.
Ele ressalta que, novamente, o resultado do IPCA foi derivado do grupo Transportes e Comunicação. Entretanto, um grupo importante ‘Alimentação e bebidas’ também apresentou deflação.
Otuki afirma que os investidores cotistas dos Fundos Imobiliários com Certificados de Recebíveis Imobiliários na carteira já perceberam a queda no valor distribuído nos últimos três meses.
“Parte significativa dos FIIs de recebíveis com maior peso no IFIX – índice da B3 para Fundos Imobiliários - apresentou queda na distribuição de rendimentos nesse último mês. Essa queda também já era esperada, pois parte significativa dos títulos são indexados ao IPCA”.
O IPCA de setembro foi calculado por meio da comparação entre os preços coletados de 30 de agosto a 28 de setembro e os preços de 29 de julho a 29 de agosto.
O índice é calculado pelo IBGE desde 1980 e se refere às famílias com renda de 1 a 40 salários mínimos nas dez regiões metropolitanas do país, além dos municípios de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís, Aracaju e de Brasília.