Clube FII News News

Notícias para o investidor de fundos imobiliários

    Conheça o Clube FII

    Conheça o Clube FII

    Mercado

    IPCA-15 tem alta de 0,95% em março

    Índice considerado a prévia da inflação oficial tem a maior variação para o mês de março desde 2015

    Por Luciene Miranda
    sexta-feira, 25 de março de 2022 Atualizado

    A prévia da inflação oficial, o IPCA-15 – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 - registrou alta de 0,95% em março após ter apontado 0,99% em fevereiro. É a maior variação para o mês de março registrada desde 2015, quando o IPCA-15 foi de 1,24%.

     

    O indicador foi divulgado nesta sexta-feira (25) pelo IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que apontou alimentos como o principal item com peso sobre o índice.

     

    IPCA-15 tem alta de 0,95% em março

     

    No acumulado de 12 meses, o IPCA-15 teve variação de 10,79% em março. O indicador está bem acima do teto da meta de inflação do Conselho Monetário Nacional que é de 5% para 2022.

     

    De acordo com o economista do Clube FII, Thiago Otuki, o IPCA-15 de março está em linha com a avaliação do mercado desde o início da guerra entre Rússia e Ucrânia. O conflito teve como consequência a grande pressão nos preços devido ao choque de oferta, principalmente do petróleo.

     

    “O lado negativo é que a prévia do IPCA já foi acima da expectativa de mercado”, afirma.

     

    O economista ainda lembra que o IPCA é o índice utilizado pelo Banco Central no sistema de metas de inflação.

     

    Ontem, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, sinalizou que o fim do ciclo da política de restrição monetária será em maio, com a elevação da taxa básica de juros – taxa Selic - em mais 1 ponto percentual.

     

    “Por enquanto, o cenário mais provável é que não ocorra um aumento adicional da taxa em junho. Vamos ficar na expectativa para saber se o choque de oferta não vai afetar de forma mais agressiva o IPCA para que, finalmente, possamos chegar ao fim do ciclo de alta de juros”, conclui Otuki.


    mais notícias semelhantes
    O Clube FII preza pela qualidade do conteúdo e verifica as informações publicadas, ressaltando que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.