IPCA-15, prévia da inflação oficial, sobe 0,43% em abril
De acordo com o instituto, o índice acumula alta de 2,43% no ano

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação oficial, registrou elevação de 0,43% no mês de abril, após alta de 0,64% em março, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na manhã desta sexta-feira (25). De acordo com o instituto, o índice acumula alta de 2,43% no ano e, em doze meses, passou de 5,26% para 5,49%.

A única retração entre os nove grupos de produtos e serviços pesquisados ocorreu em transportes, que recuou 0,44%, diante da queda de 0,95% no item metrô, que contou com tarifa zero aos domingos e feriados em Brasília desde 1º de março.
Por outro lado, alimentação e bebidas registrou a maior variação, com alta de 1,14%, além do maior impacto no índice. A alimentação no domicílio subiu 1,29%, impactada pelos acréscimos de preços no tomate, que registrou aumento de 32,67%, e no café moído, com alta de 6,73%.
Além disso, o grupo de saúde e cuidados pessoais também impulsionou o índice, com ganho de 0,96%, influenciado pelos itens de higiene pessoal e produtos farmacêuticos, com elevações de 1,51% e 1,04%, respectivamente.
A Ativa Investimentos destacou os desvios em relação às suas expectativas. “O mais proeminente foi o item passagem aérea, que surpreendeu negativamente em 7bps, visto que houve uma deflação de 14,38% ante nossa perspectiva de -5,24%. Como nosso erro agregado foi altista, obviamente subestimamos outros subitens que, ainda que não tenham apresentado desvios individuais superiores a 7bps (em módulo), tiveram um somatório bastante relevante”, detalha o economista-chefe Étore Sanchez.