IPCA-15 aumenta 0,31% em janeiro
Prévia da inflação oficial vem 0,09 ponto percentual menor que a leitura de dezembro

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) foi de 0,31% em janeiro, 0,09 ponto percentual menor quando comparada à leitura de dezembro que estava em 0,40%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Nos últimos 12 meses, o IPCA-15 acumulou alta de 4,47%, abaixo dos 4,72% observados nos 12 meses imediatamente anteriores.

Dos nove grupos de produtos e serviços analisados, sete apresentaram elevação em janeiro. A maior contribuição para o aumento geral veio do grupo Alimentação e Bebidas, que registrou uma variação de 1,53%, com destaque para o aumento nos preços da batata-inglesa, tomate, arroz, frutas e carnes.
O grupo Saúde e Cuidados Pessoais teve uma aceleração em relação ao mês anterior, com destaque para os aumentos nos planos de saúde e nos itens de higiene pessoal. Habitação teve uma alta menos intensa, sendo influenciada pela variação na energia elétrica residencial e na taxa de água e esgoto.
O grupo Transportes teve uma queda de 1,13%, principalmente devido à diminuição nos preços das passagens aéreas e nos combustíveis, enquanto os preços do gás veicular aumentaram.