Clube FII News News

Notícias para o investidor de fundos imobiliários

    Conheça o Clube FII

    Conheça o Clube FII

    Mercado

    Investidores de FIIs vão para o carnaval com o bolso um pouco mais cheio

    A maioria dos fundos imobiliários do IFIX tiveram ganhos na semana. TORD11 e VSLH11 sobem mais de 8%.

    Por Nathan Octavio Dias Duarte Rodrigues
    terça-feira, 21 de fevereiro de 2023 Atualizado

    Na última sexta-feira, o IFIX, índice que mede o desempenho dos principais fundos imobiliários da B3, encerrou o pregão aos 2.797,40 pontos, apresentando um alta de 0,43% em relação à semana anterior, amenizando as perdas da semana anterior. Nos últimos 30 dias, o índice está negativo em 1,43%; já em 12 meses, há uma variação positiva de 1,85%. A maioria dos fundos que compõem a carteira teórica do IFIX tiveram ganhos na semana: dos 111 fundos, 68 encerraram a sexta-feira com ganhos.

     

    Entre os segmentos, destaque para os FIIs ligados ao Agronegócios. Apesar de ter apenas quatro fundos na carteira teórica do IFIX, eles tiveram um ganho médio de 1,69% na semana. Inclusive, o Riza Terrax compôs o Top5 de ganhos, com mais 5% de valorização.

     

    Mas os dois primeiros lugares ficaram com os fundos geridos pela R Cap Asset. O Tordesilhas EI (TORD11) e o Versalhes Recebíveis Imobiliários (VSLH11) subiram mais de 8% na semana, numa tentativa de reverter as fortes perdas das últimas semanas. Os fundos não divulgaram nenhuma informação relevante, além dos documentos periódicos obrigatórios, mas os recentes movimentos de quedas fizeram com que os investidores se interessassem pelos múltiplos descontados, tanto de P/VP quanto de dividend yield.

     

    Fundo Nome do Fundo Categoria Variação
    XPCI11 XP Crédito Recebíveis Imobiliários +2,70%
    XPML11 XP Malls Shopping/Varejo +2,17%
    MCHF11 Mauá Capital Hedge Fund Recebíveis Imobiliários +1,39%
    WHGR11 WHG Real Estate Híbrido +1,31%
    PLCR11 Plural Recebíveis Imobiliários Recebíveis Imobiliários +1,31%

     

    Já a pior performance ficou com o Vinci Logística (VILG11), com queda de mais de 5%. Na noite do último dia 15, o fundo emitiu Fato Relevante informando que a inquilina Tok&Stok inadimpliu com o aluguel vencido em fevereiro referente ao imóvel localizado em Extrema/MG, e, devido a isso, foi ajuizada ação judicial de despejo.

     

    Fundo Nome do Fundo Categoria Variação
    TORD11 Tordesilhas EI Híbrido -13,36%
    RZTR11 Riza Terrax Agronegócio -6,64%
    CPFF11 Capitânia REIT FOF Fundo de Fundos -5,86%
    BLMG11 BlueMacaw Logística Logisticos -5,62%
    HCTR11 Hectare CE Recebíveis Imobiliários -5,59%

    mais notícias semelhantes
    O Clube FII preza pela qualidade do conteúdo e verifica as informações publicadas, ressaltando que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.