IGP-M registra alta de 1,82% em janeiro
Índice conhecido como inflação do aluguel teve aceleração em relação a dezembro de 2021

O Índice Geral de Preços – Mercado, IGP-M, medido pela Fundação Getulio Vargas, apontou alta em janeiro de 1,82%, mostrando aceleração em relação a dezembro que registrou avanço de 0,87%.
No acumulado de 12 meses, o IGP-M teve variação de 16,91%.

Em janeiro do ano passado, o índice conhecido como a ‘inflação do aluguel’ havia apontado alta de 2,58% e acumulado de 12 meses de 25,71%.
O IGP-M também é um índice importante para o investidor de fundos imobiliários acompanhar. Muitos contratos de imóveis que estão nos FIIs são corrigidos pelo IGP-M e o indicador ainda prevalece nos contratos de locação residencial.
No ano passado, o IGP-M acumulado de 12 meses de 37,04% em maio fez muitos locatários buscarem negociação de um reajuste menor no contrato de locação com os proprietários e imobiliárias.
O economista do Clube FII, Thiago Otuki, lembra que, no mercado de FIIs onde os locatários são grandes empresas na maioria dos casos, começou um movimento de troca de indexador nos contratos. O mercado busca trocar o IGP-M pelo IPCA para evitar uma maior volatilidade. O índice de preços da FGV é suscetível a diversos choques na economia.
“Apesar de ainda elevado, já ficou bem abaixo dos 2,58% de janeiro de 2021. A expectativa de mercado é de uma desaceleração ao longo do ano, fechando no acumulado de 2022 em 6,5%”, explica.
Otuki ainda alerta sobre as projeções para a inflação dos próximos meses.
“Devemos ficar atentos de qualquer forma pois, nessas últimas quatro semanas, a previsão [para 2022] subiu de forma acentuada de 5,5% para 6,5%”, concluiu.