IGP-M, considerado inflação do aluguel, sobe 0,24% em abril
Dados foram apresentados pela Fundação Getulio Vargas (FGV)

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), conhecido como a inflação do aluguel, registrou alta de 0,24% em abril, de acordo com dados calculados pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE) divulgados na manhã desta terça-feira, 29 de abril.

O IGP-M é uma referência para reajustes de contratos de locação, com cálculos de preços ao produtor, consumidor e na construção civil. A alta do índice vai na contramão das projeções de mercado, que indicavam uma queda de 0,09%. O indicador apresentou forte aceleração frente ao mês de março, quando havia registrado retração de 0,34%. Desta forma, o IGP-M acumula alta de 1,23% no ano e 8,50% nos últimos 12 meses.
O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) subiu 0,13% em abril, ante retração de 0,73% no mês anterior. Enquanto isso, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) apresentou acréscimo de 0,46% neste mês, saindo de alta de 0,80% no mês passado. Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) registrou elevação de 0,59% em abril, após variação positiva de 0,38% em março.