Clube FII News News

Notícias para o investidor de fundos imobiliários

    Conheça o Clube FII

    Conheça o Clube FII

    beta
    Mercado

    IGP-M cai 0,47% em março

    Índice apresenta deflação de 4,26% em 12 meses, segundo a Fundação Getulio Vargas

    Por ClubeFII
    quarta-feira, 27 de março de 2024 Atualizado

    O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) caiu 0,47% em março, após queda de 0,52% em fevereiro, de acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV).

     

    No acumulado dos últimos 12 meses, o índice ficou com a taxa negativa de 4,26%.

     

    IGP-M cai 0,47% em março

    Em março de 2023, o índice tinha registrado taxa de 0,05% e acumulava alta de 0,17% em 12 meses.

     

    No Índice ao Produtor, destacam-se como principais vetores de aceleração alguns alimentos in natura: laranja, ovos e mamão. Essa tendência ascendente foi moderada pelo desempenho de commodities chave no IPA, como minério de ferro, café e arroz em casca, que apresentaram variações menos expressivas. No segmento voltado ao consumidor, observou-se uma desaceleração pautada principalmente pelos grupos Alimentação e Educação, Leitura e Recreação. No setor da construção civil, a mão de obra experimentou uma ligeira aceleração, influenciando um incremento modesto na taxa média do índice”, informou André Braz, coordenador dos Índices de Preços do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) da FGV.

     

    Em março, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) caiu 0,77%, com destaque para a redução nos Bens Finais e aumento nos Bens Intermediários. O estágio das Matérias-Primas Brutas também registrou queda de 2,71%, influenciado por itens como minério de ferro e arroz em casca.

     

    Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) apresentou uma variação de 0,29% em março, com desaceleração em cinco das oito classes de despesa, incluindo Educação, Alimentação e Saúde. Em contrapartida, grupos como Habitação e Transportes exibiram crescimento em suas taxas de variação.

     

    O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) registrou variação de 0,24% em março, com elevação nos grupos de Materiais e Equipamentos, e Mão de Obra, enquanto o grupo de Serviços teve um recuo.

     

    O IGP-M é uma média ponderada destes três índices: de preços ao produtor, preços ao consumidor e preços da construção civil.


    mais notícias semelhantes
    O Clube FII preza pela qualidade do conteúdo e verifica as informações publicadas, ressaltando que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.