Clube FII News News

Notícias para o investidor de fundos imobiliários

    Conheça o Clube FII

    Conheça o Clube FII

    Mercado

    IFIX reverte quedas na semana. Fundos de Logística são destaque.

    Índice avança 1,42%, aos 2.820,03 pontos. BLMG11 e SDIL11 lideram ganhos.

    Por Nathan Octavio Dias Duarte Rodrigues
    sexta-feira, 23 de dezembro de 2022 Atualizado

    Na última semana completa de 2022, o mercado de fundos imobiliários reverteu as perdas fortes dos últimos dia. O IFIX, principal índice do mercado de FIIs, encerrou as negociações desta sexta-feira (23) aos 2.820,03 pontos, com alta de 1,42% em relação à semana anterior. Em 30 dias, o índice ainda opera com perdas de 1,34%.

     

    Organizando os fundos que compõem o IFIX pelos seus segmentos de atuação, os FIIs de logística foram o destaque na semana. Dos 17 fundos que compõem a carteira teórica do índice, apenas um teve variação negativa, e 10 deles inclusive superaram o próprio IFIX.

     

    Entres os fundos que entregaram maiores valorizações na semana, uma dobradinha entre os fundos de logística, com a liderança ficando com o BlueMacaw Renda Logística (BLMG11), com mais de 11% de alta, na melhor semana da sua história. Na segunda-feira (19), o fundo comunicou a sua 4ª Emissão de cotas, restrita a investidores profissionais, com preço de emissão de R$ 90,98, valor muito acima do valor de mercado do fundo, dando um novo patamar de precificação ao ativo.

     

    Fundo Nome do Fundo Categoria Variação
    BLMG11 BlueMacaw Logística Logisticos +11,26%
    SDIL11 SDI Rio Bravo Renda Logística Logisticos +7,47%
    GTWR11 Green Towers Lajes Comerciais +6,48%
    MCHF11 Mauá Capital Hedge Fund Recebíveis Imobiliários +5,85%
    URPR11 Urca Prime Renda Recebíveis Imobiliários +4,61%

     

    Já o XP Properties (XPPR11) amagou perdas de 6,4% na semana. O fundo vem passando por uma “tempestade perfeita”: tem passivos a pagar e não consegue fazer emissões, já que o preço de mercado está bem abaixo do patrimonial. Assim, sobra a hipótese de vender parte do portfólio em condições não-ideais, já que a situação complicada é de conhecido público. Desde o começo do ano, o fundo já perdeu mais de 53% do seu valor de mercado.

     

    Fundo Nome do Fundo Categoria Variação
    XPPR11 XP Properties Lajes Comerciais -6,40%
    CARE11 Brazilian GraveyardDeath Care Outros -4,56%
    VTLT11 Votorantim Logística Logisticos -4,51%
    RZAK11 Riza Akin Recebíveis Imobiliários -3,36%
    PVBI11 VBI Prime Properties Lajes Comerciais -2,39%

    mais notícias semelhantes
    O Clube FII preza pela qualidade do conteúdo e verifica as informações publicadas, ressaltando que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.