Clube FII News News

Notícias para o investidor de fundos imobiliários

    Conheça o Clube FII

    Conheça o Clube FII

    Mercado

    IFIX fecha com +1,82%, na sexta semana de ganhos

    Fundos com papeis ligados ao grupo GPK lideram após vitória na justiça

    Por Nathan Octavio Dias Duarte Rodrigues
    sábado, 20 de maio de 2023 Atualizado

    O índice de fundos imobiliários (IFIX) fechou a última semana, de 15 a 19 de maio de 2023, aos 2.988,16 pontos, com um aumento de 1,82% em relação à semana anterior. Essa é a maior cotação desde outubro de 2022. Esta foi a sexta semana consecutiva de alta do IFIX, totalizando um acréscimo de 8,61% nesse período.

     

    Mais da metade dessa valorização dessa semana é atribuída aos fundos de recebíveis imobiliários, também conhecidos como fundos de papel, que representam mais de 48% do IFIX. Dos 44 fundos desse segmento listados no IFIX, apenas cinco não registraram ganhos.

     

    Os cinco fundos com maior crescimento semanal foram todos do segmento de recebíveis. Quatro deles - VSLH11, HCTR11, BCRI11 e DEVA11 - têm CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários) vinculados ao grupo Gramado Parks. A empresa passa por um processo de recuperação judicial e havia solicitado suspensão dos pagamentos dos CRIs. Contudo, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul decidiu que os recebíveis foram cedidos em alienação fiduciária, o que os exclui das proteções de um processo de recuperação. Assim, Gramado Parks deve pagar as parcelas conforme o acordado, e, em caso de inadimplência, os credores têm direito a executar as garantias.

     

    Fundo Nome do Fundo Categoria Variação
    VSLH11 Versalhes Recebíveis Imobiliários Recebíveis Imobiliários +21,58%
    TORD11 Tordesilhas EI Híbrido +19,20%
    HCTR11 Hectare CE Recebíveis Imobiliários +17,99%
    BCRI11 Banestes Recebíveis Imobiliários Recebíveis Imobiliários +12,07%
    RECT11 REC Renda Imobiliária Lajes Comerciais +12,02%

     

    No outro extremo, o fundo que mais desvalorizou foi o Brazilian Graveyard and Deathcare (CARE11), com queda de mais de 7% na semana. O CARE11 não distribui rendimentos desde setembro de 2021 e, devido à sua baixa liquidez (menos de R$ 100 mil negociados diariamente), as variações de cotação são significativas, mesmo sem divulgação de notícias relevantes, fazendo com que apareça frequentemente na lista de maiores altas e quedas da semana.

     

    Fundo Nome do Fundo Categoria Variação
    CARE11 Brazilian GraveyardDeath Care Outros -7,73%
    RBRL11 RBR Log Logisticos -3,78%
    HGLG11 CSHG Logística Logisticos -2,66%
    SNFF11 Suno Fundo de Fundos Fundo de Fundos -2,48%
    BTAL11 Btg Pactual Agro Logística Agronegócio -1,88%

     


    mais notícias semelhantes
    O Clube FII preza pela qualidade do conteúdo e verifica as informações publicadas, ressaltando que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.