Clube FII News News

Notícias para o investidor de fundos imobiliários

    Conheça o Clube FII

    Conheça o Clube FII

    Mercado

    Fundos Imobiliários têm sua pior semana em 18 meses

    IFIX recuou 2,99% na semana, cotado a 2.780,48 pontos, menor valor desde junho

    Por Nathan Octavio Dias Duarte Rodrigues
    sábado, 17 de dezembro de 2022 Atualizado

    A semana de 12 a 16 de dezembro foi bastante negativa para o mercado de fundos imobiliários. O IFIX, principal índice do setor, encerou a sexta-feira aos 2.780,48 pontos, a menor cotação desde o dia 18 de julho deste ano. Na semana, o índice recuou 2,99%, a segunda maior queda em uma única semana desde os lock-downs causado pela pandemia, ficando atrás apenas dos 3,14% de julho do ano passado.

     

    O mau humor foi generalizado entre todos os segmentos de FIIs. Dos 107 fundos que compõem a carteira teórica do IFIX, 100 (93%) tiveram perdas na semana, com diversos ativos alcançando recordes de quedas.

     

    Dente os poucos que conseguiram levar a semana com algum ganho, o Quasar Agro (QAGR11) foi o único que subiu mais de 1%, quebrando uma sequência de cincos semanas no negativo. No começo da semana, a Quasar Asset Management, gestora do fundo, divulgou seu relatório gerencial mensal, confirmando que todas as matrículas dos imóveis já foram regularizadas e transferidas para o nome do QAGR11, o que reduz os riscos de problemas legais.

     

    Fundo Nome do Fundo Categoria Variação
    QAGR11 Quasar Agro Agronegócio +1,37%
    CPFF11 Capitânia REIT FOF Fundo de Fundos +0,99%
    NSLU11 Hospital Nossa Senhora de Lourdes Hospital +0,60%
    OUJP11 Ourinvest JPP Recebíveis Imobiliários +0,31%
    BPFF11 Brasil Plural Absoluto Fundo de Fundos Fundo de Fundos +0,05%

     

    Por outro lado, o Capitania Securities (CPTS11), gerido pela Capitania e administrado pelo BTG Pactual, desvalorizou mais de 8% na semana. Na segunda-feira, o fundo anunciou uma distribuição de rendimentos de apenas R$ 0,37 por cota, cerca de 65% abaixo da média dos últimos meses. Mesmo com os esforços do gestor em comunicar, através do relatório gerencial, os motivos dessa queda no resultado, o mercado levou o fundo à cotação de R$ 77,79, valor mais baixo desde que começou a ser negociado em bolsa, em 2015.

     

    Fundo Nome do Fundo Categoria Variação
    CPTS11 Capitânia Securities II Recebíveis Imobiliários -8,85%
    XPCI11 XP Crédito Recebíveis Imobiliários -7,81%
    BLMG11 BlueMacaw Logística Logisticos -7,24%
    MCCI11 Mauá Capital Recebíveis Imobiliários Recebíveis Imobiliários -7,22%
    RBRF11 RBR Alpha Multiestratégia Real Estate Fundo de Fundos -6,81%

    mais notícias semelhantes
    O Clube FII preza pela qualidade do conteúdo e verifica as informações publicadas, ressaltando que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.