Fórum GRI 2022 traz debate sobre FIIs residenciais e de logística
Gestores de Fundos Imobiliários de destaque no mercado brasileiro falaram sobre a situação dos segmentos em um cenário novo de pós pandemia com desafios econômicos e oportunidades

Os painéis do período da manhã do Fórum GRI 2022 que acontece na cidade de São Paulo trouxeram discussões sobre a situação de dois segmentos relevantes no mercado de Fundos Imobiliários: residencial para renda e o de logística.
No debate sobre o setor de residências – também conhecido como de desenvolvimento – os participantes deram a opinião sobre a situação atual que pode ser caracterizada pelo otimismo, mas que ainda apresenta instabilidade.

O moderador Rafael Steinbruch, sócio fundador do Yuca, levantou questões entre os painelistas Alessandro Vedrossi, sócio-diretor da Valora Invest, Daniel Viana, da área de Investimento Imobiliário da Inter Asset e Eduardo Fonseca, diretor da CIX capital.
Ainda presentes no painel Laercio Boaventura, sócio-diretor de investimento da Vectis Gestão e Luis Guilherme Braga Stacchini, CIO de Real Estate da Navi.
Como mercado em consolidação, o setor de residencial para renda é considerado desafiador pelos debatedores.
“As classes média e média baixa são quem mais está sentindo hoje as dores de não conseguir comprar”, afirmou Steinbruch.
Os participantes do painel chamaram a atenção para o cenário econômico em 2023, os projetos para o próximo ano e a criatividade necessária no segmento residencial.
“O imóvel é um ativo vivo e precisa de investimento constante”, disse Viana.
Fundos Imobiliários logísticos seguem brilhando?
Os FIIs com portfólios formados por imóveis logísticos tiveram uma fase extraordinária durante a demanda – motivada principalmente pelo e-commerce - no período de pandemia.
O Fórum GRI reuniu nomes de peso que atuam no segmento para discutir se ‘essa estrela vai continuar brilhando’.
O moderador Fernando Terra, diretor Latam para as áreas Industrial e Logística da CBRE, conversou com Bruno Ackermann, sócio-diretor da Cy Capital, Dani Ajbeszyc, CFO da GLP e com Pedro van den Berg, CEO e diretor de gestão da Zagros Capital.
A grande questão é se o setor vai continuar atrativo em 2023 e no longo prazo.
“O setor [logístico] ainda é pequeno pelo tamanho do mercado brasileiro de consumo, embora tenha crescido pela demanda durante a pandemia nos últimos três anos. A gente teve 5,5 milhões de metros quadrados em transações. O segundo e terceiro trimestres de 2022 foram de crescimento”, afirmou Terra.
O Fórum GRI 2022 acontece nesta quinta-feira (27) no Hotel Tivoli Mofarrej, na cidade de São Paulo, em versão híbrida, ou seja, com participações presencial e online.
Para acompanhar as palestras ao vivo pela internet, acesse o link e faça a inscrição gratuitamente.