Clube FII e Brain divulgam pesquisa sobre mercado FII no Fórum GRI 2022
Dados revelam como mercado de Fundos Imobiliários reagiu aos desafios econômicos impostos pela pandemia nos últimos anos

O instituto de pesquisa Brain e o Clube FII apresentaram o resultado do último levantamento estatístico sobre o mercado de Fundos Imobiliários no painel do início da tarde do Fórum GRI 2022.
A pesquisa foi feita em uma parceria que possibilitou ao instituto analisar os dados a partir da base existente na plataforma do Clube FII que conta com mais de 300 mil usuários investidores em FIIs. Ao todo, 800 investidores participaram da pesquisa.

Os resultados foram divulgados por Rodrigo Cardoso de Castro, fundador e CEO do Clube FII, e Guilherme Werner, sócio da Brain Inteligência Estratégica.
Em geral, os dados mostraram como o mercado de Fundos Imobiliários reagiu à crise econômica causada pela pandemia.
“Em 2020, o risco de inadimplência teve uma proporção muito grande. Agora, os riscos de administração são maiores do que os de vacância", afirmou Werner.
O levantamento apontou também o aumento de Fundos Imobiliários negociados em bolsa, de 402 em dezembro de 2021, para 437 em setembro de 2022. Outro dado que chamou a atenção foi o crescimento no número de investidores de 1,54 milhão para 1,91 milhão no mesmo período.
Em relação ao volume de ofertas, houve uma redução significativa relacionada ao contexto econômico nacional e internacional. De R$ 25 bilhões captados em dezembro do ano passado, o volume passou para R$ 16 bilhões em setembro de 2022.
A pesquisa também apontou o percentual de alocação em Fundos Imobiliários pelos investidores, que era de 30% do capital total em fevereiro de 2020 e se mantém em 50% desde junho do mesmo ano até o momento.
"Como a gente teve esse desafio mundial com a pandemia, os administradores foram testados e deu-se maior importância à qualidade da gestão dos Fundos Imobiliários", disse Castro.
O Fórum GRI 2022 acontece nesta quinta-feira (27) no Hotel Tivoli Mofarrej, na cidade de São Paulo, em versão híbrida, ou seja, com participações presencial e online.
As palestras ao vivo pode ser acompanhadas pela internet. Acesse o link e faça a inscrição gratuitamente.