Cara na tela pra falar de dinheiro
Empresas do mercado financeiro como Clube FII, Órama e Rio Bravo intensificam criação de conteúdo para o Youtube com o objetivo de atrair mais investidores

O cenário econômico é desafiador no mundo e no Brasil, com inflação e juros elevados, e as instituições do mercado financeiro intensificam esforços de divulgação de conteúdo em vídeo não só para manter, mas também atrair investidores.
O engajamento por meio de mídias nas redes sociais é ferramenta usada com maior frequência e de maneira cada vez mais profissional, muito próxima a padrões de grandes empresas de comunicação. A palavra-chave é investimento. As instituições direcionam mais recursos ao aprimoramento das tecnologias envolvidas na produção deste conteúdo, além da contratação de profissionais de comunicação para a condução dos projetos.

Esta semana, a gestora Rio Bravo anunciou o lançamento de uma série de videocasts com o intuito de discutir temas relevantes para o desenvolvimento do país, a exemplo de educação, segurança pública, saúde e gestão.
Os convidados serão especialistas que vão analisar e debater os temas em pauta. A série vai ao ar no canal da Rio Bravo no Youtube.
A série de videocasts tem como referência o podcast Rio Bravo que já está com mais de 700 episódios no ar. Empresários, economistas, pensadores e artistas já foram entrevistados no podcast. Os episódios chegam às principais plataformas de áudio às sextas-feiras.
A estreia do videocast teve a participação de Paulo Bilyk, CEO e sócio-fundador da Rio Bravo, e de Gustavo Franco, Senior Advisor e sócio-fundador da instituição.
“O objetivo é oferecer à nossa audiência conteúdo de qualidade para que a tomada de decisão seja mais racional. Neste ano, os investidores precisam de informação de qualidade para que possam analisar a conjuntura, levando em consideração o longo prazo. Nesse sentido, os temas que serão abordados no nosso videocast têm esse compromisso”, afirma Fabio Cardoso, Produtor e curador do Videocast Rio Bravo.
Outra iniciativa no Youtube é da corretora Órama, que lança um canal de entretenimento financeiro já com mais de 100 episódios prontos e a proposta de oferecer conteúdo a diferentes perfis de investidores. Alguns dos programas são o ‘Manual dos erros clássicos’, ‘Descomplica’ e o ‘Traduz Aí’.
O canal vem sendo construído desde o último ano para ter um volume de conteúdo adequado à proposta. O objetivo é oferecer entretenimento financeiro com base no conceito de que as informações são mais bem absorvidas quando transmitidas de um jeito descontraído.
De acordo com Dedé Eyer, Diretor de Marketing da Órama Investimentos, lembra que a segunda maior ferramenta de buscas do mundo é o YouTube porque os vídeos são o meio mais agradável e fácil para se obter informações, aprender como fazer algo ou se entreter, o que não é diferente quando o assunto é investimento.
“Nós nos preocupamos em produzir conteúdo que tenha informações profundas e consistentes, mas que sejam leves e divertidas. Quanto mais fácil for consumir, mais chance você tem de absorver o conteúdo que está ali”.
A plataforma de dados de Fundos Imobiliários Clube FII mantém o canal de conteúdo no Youtube desde 2017 onde, hoje, já existem mais de 64 mil inscritos.
A produção de mídia é intensa, com vídeo-aulas e programas como o ‘Clube FII Entrevista’ e o ‘Clube FII Drops’, ambos comandados pelo economista Thiago Otuki.
O canal também oferece programação ao vivo, e exemplo das lives das noites de quarta-feira ‘Hora do Cri’, com o especialista em Recebíveis Imobiliários Felipe Ribeiro, e do Clube FII Live, com a apresentação de Nathan Octávio, conhecido como Nod, nas noites de segunda-feira.
A plataforma está totalmente inserida nos planos da empresa de expanção da produção de conteúdo educativo e informativo sobre o mercado de Fundos Imobiliários não só para investidores ativos, mas também para pessoas que ainda não acessaram este e outros tipos de investimentos.
“O Clube FII, que há anos produz vídeos para o canal próprio, também está investindo e vai ampliar a quantidade de vídeos e podcasts, sempre prezando pela qualidade técnica e, principalmente, do conteúdo apresentado ao mercado. Esse é um aspecto muito importante para a missão que o Clube FII exerce, de conectar todo o mercado”, informou Arthur Vieira de Moraes, Diretor de Educação e Comunicação do Clube FII News.