Banco Central mantém taxa Selic em 13,75% ao ano
Taxa básica de juros não é alterada pelo comitê do BC nas últimas três reuniões desde a elevação em agosto de 2022. Veja o impacto nos Fundos Imobiliários

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) decidiu manter a taxa básica de juros no país em 13,75% ao ano após a última reunião de 2022.
Este é o terceiro encontro do comitê em que a decisão foi pela manutenção da taxa Selic. A última elevação dos juros básicos foi em agosto de 2022.

O economista do Clube FII, Thiago Otuki, lembra que a decisão já era esperada pelo mercado.
Ele lembra que a política monetária do país é o sistema de metas de inflação e a expectativa é que a inflação oficial medida pelo IPCA ainda seja persistente ao longo de 2023, apesar da desaceleração dos últimos meses.
“A manutenção da Selic nesse nível é maior do que em uma situação macroeconômica normal, ou seja, sem tantos choques de oferta e um ambiente global menos inflacionário.
Otuki complementa que a expectativa do mercado - divulgada pelo relatório Focus do BC - é que o IPCA seja de 5,08% em 2023 e a Selic encerre o próximo ano em um patamar ainda elevado de 11,75%.
O economista afirma que as negociações para a PEC da transição e a espera dos principais nomes da nova equipe econômica também refletem no aumento da taxa futura de juros, o que já gerou um impacto significativo nos preços dos FIIs em novembro.
“Nesse cenário, temos oportunidades tanto nos FIIs de papel como de tijolo. Apesar do ambiente, é nesse momento que encontramos oportunidades em FIIs com preços atrativos e com bons fundamentos”.
Com a decisão desta quarta-feira (7), as aplicações financeiras pós-fixadas que rendem 100% do CDI permanecem com o rendimento equivalente a 0,051% ao dia.
A próxima reunião do Copom será nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro de 2023.