HGLG11 avisa sobre rebalanceamento de índice estrangeiro do qual faz parte
O Fundo Imobiliário CSHG Logística faz segundo alerta em 2023 diante da possibilidade de volatilidade nas cotas no dia da operação

O Fundo Imobiliário CSHG Logística (HGLG11) alertou o mercado sobre o rebalanceamento de carteira de índice internacional do qual faz parte que ocorrerá na próxima sexta-feira (16).
De acordo com o comunicado, há a possibilidade de ajuste de composição da carteira deste índice que não teve o nome divulgado pelo Credit Suisse, administrador do fundo.

O rebalanceamento ocorre de forma periódica de acordo com a metodologia do índice para uma verificação de liquidez e pesos, ou seja, uma ponderação.
Em 2022, o mesmo índice do qual o HGLG11 faz parte passou por rebalanceamentos em quatro ocasiões: 18 de março, 17 de junho, 16 de setembro e 16 de dezembro. Este ano, a operação ocorreu em 17 de março.
Após o rebalanceamento, a posição das cotas do HGLG11 no índice pode permanecer igual ou com o mesmo peso, além da possibilidade do fundo sair da carteira e ganhar ou perder participação.
A operação é anunciada por meio de fatos relevantes porque os gestores de fundos passivos com base em índices – a exemplo dos ETFs – precisam fazer a mesma mudança para adequar as proporções dos ativos de acordo com o índice de referência.
Esta movimentação pode causar volatilidade na cotação do ativo após o anúncio da nova carteira do índice.