HGLG11 anuncia rebalanceamento da posição em carteira de índice internacional
Aviso do Fundo Imobiliário CSHG Logística tem por finalidade antecipar ao mercado possível oscilação brusca no preço da cota no dia da operação

O Fundo Imobiliário CSHG Logística (HGLG11) terá o rebalanceamento de carteira de índice internacional na próxima sexta-feira (16), com possível ajuste de composição da qual o fundo é parte, de acordo com o comunicado da administradora Credit Suisse.
Ainda segundo o comunicado, o mesmo rebalanceamento acontece de forma periódica, conforme metodologia do índice, tendo ocorrido por duas vezes em 2022, nos dias 18 de março e 17 de junho.

De acordo com o professor de Finanças e diretor de Educação e Comunicação do Clube FII, Arthur Vieira de Moraes, o comunicado do HGLG11 chama a atenção por ser fora do comum, mas sobre um tipo de operação que é rotina no mercado financeiro.
“Vão verificar liquidez e os pesos, ou seja, a ponderação do índice. Aí o HGLG11 pode permanecer igual ou com o mesmo peso no índice, além das possibilidades de sair do índice e ganhar ou perder participação”.
Ainda de acordo com Moraes, a operação é anunciada em fato relevante porque os gestores de fundos passivos com base em índices – a exemplo dos ETFs – precisam fazer a mesma mudança para adequar as proporções dos ativos de acordo com o índice de referência.
“Com o fato relevante, o HGLG11 está antecipando ao mercado que poderá haver um movimento atípico [no preço da cota na B3] em volume muito grande - uma alta ou baixa expressiva - pelo ajuste que gestores de fundos passivos farão para replicar o índice e a proporção que o FII terá a partir do rebalanceamento”.