Multifamily ganha espaço como alternativa aos juros altos
Brio aposta no setor e desenvolve cinco prédios em SP voltados à classe média

O segmento de multifamily, com empreendimentos residenciais construídos para locação, vem sendo uma alternativa diante do ambiente de juros elevados. São Paulo, com mais de 11 milhões de habitantes, contempla em torno de 9 mil unidades nesse modelo, enquanto Santiago, no Chile, que soma mais de 6 milhões de habitantes, possui 46 mil unidades.

Esse contexto mostra a oportunidade de expansão do aluguel residencial, segundo a gestora Brio, que aposta nesse modelo para o público de classe média, que vem enfrentando dificuldades para aquisição de imóvel próprio diante do aumento dos preços das moradias e das taxas de juros.
“O cenário macroeconômico reforça essa tese, uma vez que o custo elevado do financiamento e o aumento dos preços dos imóveis dificultam a aquisição para essa faixa de renda, tornando o aluguel a melhor opção”, destaca Rodolfo Senra, sócio fundador da Brio Investimentos.
Com foco nesta tese de investimento, a gestora capta R$ 250 milhões para um fundo que prevê o desenvolvimento cinco prédios com cerca de 700 unidades em São Paulo, voltados à classe média, administrados pela Greystar e com parceria da Fictor. Do total, dois prédios estão situados na Vila Buarque, com entrega em 2025, enquanto outro, localizado na República, tem data de entrega prevista para 2027.
“Nosso objetivo é desenvolver um portfólio de ativos em regiões estratégicas, com acesso facilitado ao transporte público e um ticket de ocupação compatível com a renda da classe média”, completa Senra.