IGP-M, “inflação do aluguel”, sobe 0,36% em agosto; informa FGV
Indicador acumula queda de 1,35% no ano, mas registra variação positiva de 3,03% nos últimos 12 meses

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) registrou elevação de 0,36% no mês de agosto, informou nesta quinta-feira (28) a Fundação Getulio Vargas (FGV). O indicador, que estima os preços ao produtor, consumidor e na construção civil, veio acima do esperado e volta a subir, após ter apresentado retração de 0,77% no mês anterior. Dessa forma, o índice que é referência em reajustes de contratos, incluindo alugueis, acumula queda de 1,35% no ano, mas variação positiva de 3,03% nos últimos 12 meses.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que responde por 60% do índice, registrou alta de 0,43% em agosto, após queda de 1,29% em julho. Apresentaram variações positivas itens como minério de ferro, soja em grão, banana e café em grão.
Enquanto isso, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que possui peso de 30% no índice geral, passou de um acréscimo de 0,27% em julho para recuo de 0,07% em agosto, com baixas nos preços de habitação; educação, leitura e recreação, além de alimentação.
Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), que havia subido 0,91% em julho, apresentou alta de 0,70%, segundo a FGV. Subgrupos como materiais e equipamentos, serviços e mão de obra apresentaram variações positivas, mas desaceleraram frente o mês anterior.