Devedora do VGIA11 anuncia problemas financeiros
Cooperativa Languiru, que detem CRAs do Fundo, anunciou que enfrenta “cenários extremamente desafiador”. Pagamentos seguem em dia

Uma das devedoras do Fiagro Valora (VGIA11) anunciou enfrentar problemas financeiros esta semana. A cooperativa Languiru admitiu a necessidade de restruturação de suas dívidas em relação aos credores financeiros.

A Languiru é devedora de três Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs) que integram a carteira da VGIA11 e informou, em comunicado, que enfrenta um “cenário extremamente desafiador”.
No último fechamento contábil, realizado em 30 de janeiro, a dívida referente aos CRAs somava o valor aproximado de R$ 99 milhões.
Por meio de fato relevante, a BTG Pactual, administradora da VGIA11, informou que o fundo não recebeu comunicação da Languiru sobre qualquer tipo de mudança nas cláusulas referentes aos CRAs e que elas não serão objeto da reestruturação anunciada.
Por isso, o fundo descarta impactos em sua carteira motivados pelo anúncio da Languiru. O VGIA11 informa também que estes Certificados de Recebíveis do Agronegócio contam com garantia, composta por cessão fiduciária de direitos creditórios, fundo de reserva, avais dos executivos da Languiru e penhor agrícola, sendo esta última com garantia parcial.
De acordo com dados incluídos no último relatório do fundo, os Certificados de Recebíveis do Agronegócio somam 14,22% do patrimônio.