Raízen S.A. e Raízen Energia S.A. Anunciam Cisão Parcial
Operação será submetida à Assembleia Geral Extraordinária em julho de 2025

Raízen S.A. (B3: RAIZ4) e Raízen Energia S.A. comunicam ao mercado e acionistas que, na presente data, as administrações das Companhias celebraram o Protocolo e Justificação de Cisão Parcial. A operação envolve a transferência de ativos líquidos da Raízen para a RESA, sua subsidiária integral, e está em conformidade com as normas da Lei das S.A. e da CVM.

A administração da Raízen submeterá a operação à deliberação dos acionistas durante a Assembleia Geral Extraordinária (AGE), marcada para o dia 31 de julho de 2025, às 8:00h. O protocolo estabelece os termos da cisão que não resultará em alterações no capital social ou patrimônio líquido da Raízen, apenas uma substituição contábil do acervo líquido cindido.
A Raízen, que é indiretamente controlada pela Shell e Cosan, atua na distribuição de combustíveis, produção de lubrificantes, refino de petróleo, e geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis. Por outro lado, a RESA, com sede em São Paulo, é focada na produção e comercialização de açúcar, etanol, e bioenergia.
A cisão tem como objetivo otimizar a estrutura de capital e a gestão das Companhias, concentrando as participações societárias em entidades no exterior. A expectativa é que essa reestruturação traga ganhos de eficiência administrativa e financeira, atendendo assim os interesses dos acionistas.
Os custos totais para a implementação da operação estão estimados em aproximadamente R$422.000,00, englobando despesas relacionadas à publicação e registro dos atos societários e honorários do avaliador. A operação não acarretará aumento de capital ou emissão de novas ações pela RESA.
As informações detalhadas sobre a participação dos acionistas na AGE estão disponíveis no Manual da AGE, que pode ser acessado no site de Relações com Investidores da Raízen, assim como nos sites da Comissão de Valores Mobiliários e da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão.
A aprovação da operação é um passo importante para a Raízen e RESA, visando a eficiência e a concentração de suas operações no mercado energético e de biocombustíveis.