Cosan anuncia Acordo de Investimento com BTG Pactual e Perfin
Companhia realizará duas ofertas públicas de ações para fortalecer sua estrutura de capital

A Cosan (B3: CSAN3; NYSE: CSAN) anunciou, em cumprimento ao artigo 157 da Lei nº 6.404/76, a celebração de um Acordo de Investimento com Holdings Aguassanta e investidores ligados à BTG Pactual e Perfin. O objetivo deste acordo é estruturar uma operação estratégica que envolve a realização de duas ofertas públicas primárias de ações da Companhia, com o suporte dos Investidores Âncora.

A primeira oferta pública será estruturada para a emissão de até 1.450.000.000 de ações ordinárias, com possibilidade de aumento em até 25%, totalizando 362.500.000 ações adicionais. A subscrição desta oferta será realizada pelos Investidores Âncora, sem concessão de direito de prioridade aos acionistas da Companhia.
A segunda oferta pública, por sua vez, terá prioridade na subscrição das ações aos acionistas da Cosan registrados até 19 de setembro de 2025, resultando em uma distribuição primária de até 550.000.000 de ações. Juntas, as duas ofertas não poderão exceder a emissão total de 2.000.000.000 de ações ordinárias.
Os Investidores Âncora se comprometeram a subscrever e integralizar as ações da Primeira Oferta Pública, totalizando um investimento de R$ 7.250.000.000, a um preço de R$ 5,00 por ação. Este investimento será feito através de uma nova holding, a Nova Holding, na qual as Holdings Aguassanta também terão participação.
As ações subscritas por investidores que não sejam os Âncoras terão um período de Lock-up de dois anos, enquanto as ações da Nova Holding estarão sujeitas a um Lock-up de quatro anos. A segunda oferta não terá restrições de Lock-up.
Os recursos gerados nas Ofertas Públicas serão utilizados exclusivamente para a renegociação e repagamento das dívidas financeiras da Cosan, visando reduzir sua alavancagem financeira. Um Acordo de Acionistas será firmado entre as partes envolvidas na data da liquidação da Primeira Oferta Pública.
A implementação das Ofertas Públicas está sujeita à aprovação em Assembleia Geral Extraordinária, que deverá ocorrer em até três dias úteis após a divulgação deste Fato Relevante. A Companhia também realizará uma teleconferência pública no dia 22 de setembro de 2025, onde detalhes sobre a transação serão apresentados.